Sou do tamanho de uma beterraba .

Já só faltam 18 semanas para o grande dia!

Sinto imenso o meu bebé dentro da barriga!

Por esta altura deverá sentir-se fisicamente bem. Psicologicamente, é possível que alterne entre momentos de emoção e ansiedade, devido a aspectos da gravidez que não consegue controlar. Partilhe essas preocupações com o seu parceiro ou mesmo com o seu médico, pois são perfeitamente normais.

Entretanto, se acha que está sem tempo nenhum para si e para o seu companheiro, por causa das tarefas relacionadas com o seu bebé, tente sair um pouco da rotina. Arranje um tempinho livre e faça um programa diferente, como ir ao cinema ou jantar fora. Aproveite o facto de ainda se sentir activa neste segundo trimestre. 

Não admira que se sinta tão grande. O seu bebé está perto do meio quilo, pesando cerca de 450 gramas e medindo cerca de 27,5 cm. Apesar disso, está ainda muito enrugado até ganhar peso suficiente para preencher a pele.

As unhas já estão praticamente formadas e o cabelo continua a crescer, apesar de ainda não ter pigmentação. O mesmo se passa com a íris dos olhos, pelo que nesta altura ainda não é possível saber se tem um bebé loiro ou moreno, de olhos azuis ou castanhos. Aliás, a cor definitiva dos olhos só a saberá várias semanas após o parto.

Entretanto, as pálpebras e as sobrancelhas estão já formadas, só faltam as pestanas. Os lábios estão mais nítidos e começam agora a surgir os primeiros sinais da presença de dentes, sob a forma de rebentos abaixo da linha das gengivas. Estes, no entanto, só começam a nascer quando o bebé tiver entre 4 a 7 meses de idade, a não ser que seja um dos raros casos em que já nasce com dentes. Com efeito, e curiosamente, 1 em cada 2000 bebés pode nascer com um dente!

Às 22 semanas, o pequenino pâncreas do bebé está mais desenvolvido e ele está já a produzir as suas próprias hormonas. O fígado começa a também a produzir enzimas que são necessárias para eliminar a bilirrubina.

O cérebro está a desenvolver-se cada vez mais rápido e o ouvido interno do bebé também, ao ponto dele já ter o seu próprio sentido de equilíbrio.

O sistema límbico, responsável por controlar as emoções e sentimentos, está também a começar desenvolver-se, o que vai permitir que durante as próximas semanas o seu bebé comece a ter… alterações de humor!

Quanto ao sentido do paladar está já nesta altura bastante desenvolvido, pelo que ele já consegue diferenciar entre os bons e os maus sabores. Quem sabe se na próxima ecografia não o apanha a colocar a língua de fora para provar o líquido amniótico? Muito possivelmente vai ver a reacção dele, geralmente uma careta, pois parece que o líquido não é lá muito saboroso…

Por seu turno, as mãos do bebé estão mais fortes e as terminações nervosas dos dedos estão a desenvolver o tacto. Por isso, nesta altura ele continua a testar novas habilidades, mexendo os dedos, tocando na face, chuchando no dedo ou agarrando o cordão umbilical.

Por último, se for um menino, os seus testículos começam a descer da pelve para a bolsa escrotal.

No final desta semana estará a completar o 5º mês de gravidez. O seu útero está cerca de 3 cm acima do umbigo. Deverá estar a ganhar peso de uma forma mais estável e constante, por isso tenderá a ter cada vez mais dores de costas. É natural que também sinta alguma falta de equilíbrio, causada pela mudança do centro da gravidade. Evite, por isso, sapatos de salto muito alto e opte por sapatos de salto baixo, práticos e confortáveis. Evite também ficar sentada ou deitada por longos períodos de tempo e, quando estiver sentada, procure repousar os pés num banquinho.

Agora que o seu bebé está maior, vai senti-lo muito mais durante todo o dia. E à medida que ele cresce, o seu corpo vai ter de arranjar espaço para ele. Por isso, a sua bexiga vai estar mais apertada – o que vai continuar a obrigá-la a ir muitas vezes à casa de banho – e o seu estômago poderá ter menos espaço para expandir, pelo que pode sentir azia e indigestão, sobretudo à noite. Para além disso, as hormonas da gravidez podem tornar a digestão mais lenta.

À medida que avança na gravidez, tem também de aumentar a ingestão de calorias, para poder fazer face às suas exigências energéticas e do bebé. No entanto, nada de comer por dois. Geralmente, e sobretudo no segundo e terceiro trimestre, a mulher grávida tem de ingerir mais cerca de 300 calorias diárias. De qualquer forma, é sempre difícil quantificar, pois está muito relacionado com o peso da mulher antes da gravidez, o aumento de peso que já teve ou até mesmo a actividade física.

Por vezes é mais fácil para as grávidas comerem cinco ou seis pequenas refeições por dia, em vez de três grandes refeições. Tenha sempre umas bolachas ou barras de cereais consigo, para mastigar durante o dia.

Relativamente à intimidade entre o casal, a verdade é que durante a gravidez há mulheres que se sentem mais atraentes do que nunca, devido ao aumento dos seios, a uma pele brilhante e luminosa e a uma barriguinha não muito grande. No entanto, se a grávida tiver passado por náuseas e cansaço, é natural que a sua libido esteja diminuída. Qualquer que seja o seu caso, é natural que as modificações que estão a ocorrer com o seu corpo afectem a sua intimidade. Durante a gravidez não há leis específicas sobre o que pode acontecer ou não. Neste caso… é só uma questão de sorte!

E entretanto, já escolheu o nome para o seu bebé?

Alguns casais não têm nenhuma dificuldade em escolher o nome para o bebé. Outros travam uma autêntica guerra entre eles. Prepare-se para uma discussão, quer seja mais pacífica ou atribulada. Faça uma lista de dez nomes, inspirando-se, por exemplo, em listas já feitas (pesquise na Internet). Peça à sua companheira para fazer o mesmo. Se ainda não sabem o sexo do bebé, façam uma lista para rapaz e outra para rapariga. Depois, juntem-se e comecem por eliminar os nomes que realmente odeiam. Se nenhum dos nomes sobreviver a esta brincadeira…tentem novamente!