Sou do tamanho de um pimento-padrón .

Já só faltam 27 semanas para o grande dia!

É hora de celebrar! Sobrevivi ao primeiro trimestre! Finalmente não me sinto só grávida: já pareço grávida!

Se conseguiu manter o segredo da sua gravidez até agora, provavelmente tem uma boa notícia para divulgar a muita gente. Se tiver mais filhos, esta será também uma boa altura para se sentar com ele(s) ou com ela(s) e dizer-lhe(s) que há um bebé a caminho.

A verdade é que está de parabéns! Esta é a última semana do primeiro trimestre e está prestes a entrar no trimestre que é considerado o mais agradável pela maioria das mães. As náuseas e as perturbações iniciais vão dar lugar ao brilho invejável da gravidez. A sua energia vai aumentar, assim como a sua libido! Tire proveito do seu novo estado, e saia com o seu companheiro. Se tiver ou quiser viajar, aproveite agora. Daqui a uns meses vai estar muito grande para caber numa cadeira de avião!

A sua “pequena semente” continua a crescer, a crescer… Às 13 semanas o seu bebé mede entre 6,5 a 8 cm e pesa cerca de 14 a 25 gramas (aproximadamente o tamanho de um camarão).

De todos os trimestres, o primeiro é o mais importante. Apesar de ele ser tão pequenino, a verdade é que tem agora dentro da sua barriga um bebé totalmente formado e cada vez mais proporcional, pois a cabeça já cresce mais devagar em relação ao corpo. A face está cada vez mais humana e, graças ao desenvolvimento recente dos músculos faciais, ele já faz expressões, embora não tenha controlo sobre elas. Se fizer uma ecografia nesta fase, talvez consiga ver o seu bebé a franzir a sobrancelha ou a fazer caretas!

Entretanto, também as sobrancelhas e as pestanas já se começaram a desenvolver, bem como o cabelo, que se torna mais grosso e apresenta já algum pigmento. No interior da boca começam a surgir papilas gustativas na língua e os alvéolos dentários estão prontos a receber os dentes que irão romper seis ou sete meses depois de o bebé nascer.

O tronco do bebé já está mais direito, embora o corpo continue magro, apenas coberto por uma camada de pele fina e transparente, através da qual se vêem os vasos sanguíneos e os ossos. Em breve começará a formar-se uma camada protectora de gordura castanhaque ajudará o bebé a manter-se quente.

Os intestinos, que começaram a formar-se junto ao cordão umbilical, estão cada vez mais dentro da cavidade abdominal do bebé, e o fígado começa a segregar bílis e o pâncreas insulina.

O acolhedor saco amniótico também está a aumentar, devido ao aumento de fluido. Nesta fase, o líquido amniótico é muito importante no desenvolvimento do bebé. Para além de permitir-lhe liberdade de movimentos e o desenvolvimento da tonicidade muscular – ao mesmo tempo que o protege de choques e pancadas, do frio e do calor, e não deixa que a parede do útero se agarre ao bebé, é também essencial para o desenvolvimento dos seus pulmões. Até ao parto, o bebé continuará a receber todo o oxigénio e todos os nutrientes da placenta, mas os pulmões devem flutuar num banho de líquido amniótico para poderem expandir-se e desenvolver-se na perfeição, preparando-se para respirar no mundo exterior.

Relativamente à placenta, continua a crescer e a produzir hormonas essenciais para garantir o crescimento do bebé e do útero e seios da mãe. Adicionalmente, e para além de fornecer tudo o que o bebé precisa até ao dia do parto, tem agora através do saco amniótico e do rolhão mucoso, uma barreira muito sofisticada que ajudará a combater o risco de várias infecções durante o resto da gravidez.

Em primeiro lugar, há que dar os parabéns à futura mãe por um primeiro trimestre bem sucedido!

Os enjoos nesta altura provavelmente já terão chegado ao fim. Porquê? O seu corpo já se habituou ao aumento das hormonas. Assim, é normal que comece a apreciar melhor a comida e note um ligeiro (ou grande!) aumento de apetite. Mas atenção: tenha cuidado com o que come, pois engordar demasiado pode ser prejudicial à sua saúde e à saúde do seu bebé. Lembre-se que todos os dias são uma boa oportunidade para melhorar e criar hábitos de alimentação e exercício físico – o seu bebé e o seu corpo vão agradecer-lhe a longo tempo.

A barriguinha, no entanto, vai inevitavelmente continuar a aumentar. O seu corpo está a alterar-se para acomodar um bebé em desenvolvimento. Os seus órgãos internos ajustam posições para dar espaço ao seu útero em expansão, e a sua pele estica para permitir que a sua barriga cresça. Se sentir alguma dor no abdómen, não estranhe, pois será precisamente devido ao crescimento do útero e aos músculos esticados. A isto chama-se “dor do ligamento redondo”. Por seu turno, tenha cuidado com o aparecimento das estrias. Hidrate bastante a pele esticada e resista a coçar-se se sentir comichão nalgumas partes específicas do corpo, como os quadris, ao redor do umbigo, na barriga e nas laterais da coxa.

Os seus seios também devem estar maiores, devido às alterações hormonais. Não deverão crescer muito mais durante o segundo semestre, mas é possível que note nos mamilos algum leite ou colostro – um líquido grosso e amarelado que antecede o leite – sobretudo perto do 3º trimestre e à medida que o seu corpo se prepara para o bebé.

Previna-se também contra as varizes. Evite saltos altos e calças apertadas e se trabalhar muito tempo sentada, procure colocar as pernas sob outra cadeira algumas horas do dia. Mais uma vez, o melhor é fazer exercício físico. Pode praticar exercícios leves, como natação, hidroginástica ou caminhadas, embora tenha seja sempre aconselhável consultar o seu médico antes.

É possível que nesta altura as suas calças mais largas possam já não lhe servir ou que já esteja a utilizar roupas “oficiais de grávida”. No entanto, tenha calma se ainda não parecer grávida. Cada mulher reage de forma diferente e começa a exibir a barriga em épocas diferentes da gravidez. Por isso, relaxe igualmente se nesta altura já lhe parece que tem uma barriga de último mês de gestação, no entanto tenha atenção ao aumento de peso!

De qualquer forma, se for do género de gostar de planear tudo, pode celebrar o início do terceiro trimestre comprando algumas roupas de pré-mamã. Procure roupas confortáveis, mas que estejam também na moda. Há muitos designers que já chegaram à conclusão que estar grávida não significa que não pode ser elegante, sexy, desportiva, etc. Dê uma voltinha nas lojas, mas fique com uma dica: compre apenas algumas peças de cada vez, pois é difícil de prever o quão rápido a sua barriga vai crescer. Ah, e não seja tímida em aceitar roupas emprestadas!

Papá, os próximos meses vão ser mais fáceis. A sua companheira já se está a sentir melhor, as hormonas já estabilizaram e ela ainda não se está a sentir enorme e desconfortável. Prepare-se para comemorar o primeiro trimestre e faça algo especial.

É também a semana ideal para fazer férias e relaxar. Aproveitem e saiam para se divertir.

Uma curiosidade: é certo que a mãe deve partilhar com o pai as sensações que vai tendo, de forma a fazerem planos para o vosso futuro. Mas sabia que há pais que também engravidam física e psicologicamente e  afirmam que também aumentam de peso, que sentem variações de humor e até… sentem enjoos?!