As suas roupas normais começam agora a ficar um pouco mais justas, o que ajuda a consciencializar-se que será mãe em breve. Aproveite para passar nas lojas e conhecer as imensas alternativas que existem nos nossos dias relativamente à roupa para grávidas.
O seu filho já pesa quase 10 gramas e mede mais de 3 cm. O seu desenvolvimento está muito avançado, e neste momento já tem braços, que neste momento são mais compridos do que as pernas, pernas, dedos individualizados, olhos lateralizados, orelhas evidentes; as pálpebras quase que cobrem a totalidade dos olhos, que antes ficavam descobertos; O pequenino já pode se movimentar, pois já tem músculos desenvolvidos, contudo os movimentos são ainda involuntários e imperceptíveis para a mãe. O coração já está dividido em quatro partes (duas aurículas e dois ventrículos) e começa a verificar-se o desenvolvimento das válvulas.
A azia e a obstipação continuam, pois devido aos altos níveis de progesterona, verifica-se um relaxamento muscular geral, que torna o intestino e o estomago mais lentos. Se tiver mais de 35 anos ou um histórico familiar de doenças genéticas, este é o momento para pensar se quer realizar um teste especial de gravidez para afastar eventuais problemas, tais como a amniocentese ou biópsia de vilo corial, que são feitas entre os dias 10 e 12 semana. Se não houver nenhum tipo de contra-indicação, poderá continuar a realizar desportos pouco exigentes que a ajudarão a manter a forma e os seus níveis de energia. Mas antes de iniciar qualquer actividade, fale sempre com o seu médico.
Vá com a sua companheira às compras, e dê-lhe conselhos sobre o que lhe fica bem. Isto vai aumentar-lhe os níveis de confiança, e dar-lhe vontade de se continuar a cuidar.
O seu corpo está definitivamente a mudar, isto é um sinal que deve ser encarado com muita alegria, pois faz parte do desenvolvimento de uma gravidez. Sinta-se feliz e arranje-se, acredite que é o seu entusiasmo que a tornará irresistível para o seu companheiro!
O seu bebé esta cada vez mais humanóide, e está a sair da altura mais critica no que diz respeito a defeitos congénitos. Contudo tenha cuidado a qualquer ingestão de medicamentos não recomendados, exposição à radiação e certas doenças infecciosas podem danificar as células do bebé em qualquer momento da gestação. Já pesa cerca de 5 gramas.
O seu bebé já engole Neste momento o seu bebé já é capas de engolir o liquido amniótico que começará a se expulso em forma de urina.
O seu bebé já tem cabelo As unhas e o cabelo começam a aparecer, e os órgão vitais como fígado , rins , cérebro e coração já estão em pleno funcionamento. A sua coluna vertebral já é perfeitamente perceptível numa ecografia
O seu útero já está do tamanho de uma pera abacate, e preenche quase a totalidade do seu baixo ventre e pode ser palpado se estiver deitada de costas. As modificações do seu corpo acentuam-se, e poderá ser inevitável uma reorganização de guarda-roupa.
Porque é que tenho mais saliva na boca?
Este fenómeno é bastante comum nas mulheres grávidas, sobretudo em quem tem mais acidez ou em quem sofre de vómitos constantes. Chama-se hiperémese gravídica e ocorre, talvez devido a uma maior produção na gravidez, talvez pelo grávidas engolirem menos saliva ou até uma combinação das duas coisas.
Sabia que o seu bebé já tem cabelo? Se é careca, saiba que o gene é hereditário, e pode ser passado tanto pelo pai como pela mãe.
Está a chegar ao segundo trimestre da gravidez, e a boa notícia é que os enjoos estão a acabar. Já conseguirá ouvir o coração do seu bebé se o seu médico usar um aparelho específico. Que alegria!
O seu bebé esta todo formado, e já tem o comprimento de um polegar, Já pesa cerca de 8 gramas, e mede aproximadamente 5 cm. Já está completamente formado, e partir de agora é só apurar e crescer! Já realiza muitos movimentos, embora na maior parte das vezes as mães não os consigam sentir! Já começa a descolar a cabeça do tronco, e o pescoço começa a aparecer.
O receio de um aborto espontâneo reduz-se rapidamente agora que está prestes a entrar no segundo trimestre. Tal como os enjoos. O seu corpo começa definitivamente a mudar, e está prestes a ser evidente o seu estado. Prepara-se para contar a toda a gente que vai ser mãe. Nesta altura, devido à intensificação da actividade circulatória, poderá ter tensão baixa, com possibilidade de desmaio. Fale com o seu médico se isto for muito frequente.
Agora começa a aperceber-se que vai realmente ser pai, pois já ouviu o coração do seu filho bater. Como já passou a altura de maior risco partilhe com os seus amigos esta experiência maravilhosa!!
Se ainda não contou a ninguém que está grávida, agora é uma boa altura para dar a notícia aos seus familiares, amigos próximos e a todos aqueles que quiser que estejam envolvidos na sua gravidez. Até porque todos eles devem ter começado a reparar que o seu corpo está a mudar de forma. Os desconfortos do 1º trimestre, estão a terminar, assim como as hipóteses de aborto espontâneo.
Tente dar a notícia pessoalmente e comece a habituar-se à ideia de que a partir de agora, e sobretudo à medida que a sua gravidez estiver mais visível, vai ser bombardeada por abraços e mãos a acariciar a sua barriga, por perguntas e conselhos que nunca pediu mas que são espontaneamente partilhados consigo, especialmente por mulheres que “já passaram pelo mesmo”. Mesmo que não goste, não leve a mal, é quase instintivo fazerem-no, quer por mera curiosidade, quer sobretudo… por amor!
O seu bebé já alcançou a meta dos 5 cm e pesa cerca de 15 gramas, tendo duplicado o peso durante as duas últimas semanas. Está sensivelmente do mesmo tamanho do seu dedo mindinho!
Por esta altura, quase todos os órgãos e estruturas principais do seu bebé estão formados, alguns órgãos estão mesmo a começar a trabalhar por si próprios, e vão continuar a crescer e a desenvolver-se até ao nascimento. Inclusivamente, já é possível saber se é menino ou menina, pois os seus órgãos sexuais já estão formados. No entanto, é ainda muito difícil visualizá-los numa ecografia, pelo que vai ter de esperar um pouco mais para ter a certeza se vai pintar o quartinho de rosa ou azul.
Ainda vai ter de esperar para sentir os movimentos dele, mas a verdade é que o seu bebé já se mexe vigorosamente dentro do saco amniótico, produzindo pequenos movimentos bruscos em vez de simplesmente flutuar. Estica e flete as pernas, mexe os seus dedinhos e mãos, levanta e baixa a sua cabeça… vai fazendo ginástica!
Em contrapartida, por esta altura já é possível ouvir o batimento cardíaco do seu filho, a partir de um doppler!
Entretanto, o seu bebé parece-se cada vez menos com um ET, pois o seu rosto está cada vez mais humano. Apesar do surpreendente crescimento do cérebro, que continua a deixar a cabeça bem maior do que o corpo, os seus olhinhos – que se começaram a formar nos lados da cabeça – estão agora mais próximos do centro do rosto e suas pequenas orelhas já praticamente assumiram a sua posição final. O queixo e o nariz estão a ficar mais definidos, os dedos dos pés e das mãos já se separaram e o cabelo e as unhas começaram a crescer.
O cérebro está completamente formado, pelo que o seu bebé já sente dor e já poderá ter adquirido mais reflexos, incluindo o da sucção, o que quer dizer que provavelmente já chucha no dedo!
Também já é oficial: o seu pequenino vai precisar de fraldas! A verdade é que os rins nesta altura já se desenvolveram, pelo que o seu bebé já faz xixi. Os intestinos também já estão muito bem desenvolvidos, embora não exatamente onde espera que estejam. Na verdade, os intestinos começam a formar-se fora da cavidade abdominal, ficando perto do cordão umbilical, e é por esta altura que começam ir para o sítio certo. Para além disso, os músculos das paredes intestinais começam a movimentar-se, ajudando a digestão e movimentação dos alimentos.
O seu bebé também já é capaz de engolir e está a ensaiar ativamente o ato de “respirar”, utilizando o fluído amniótico para preparar os pulmões, para quando nascer. Por agora, ele respira pelo oxigénio do sangue que chega ao seu corpo através do cordão umbilical.
Por fim, saiba que os seus ossos começam agora a formar-se e que as suas cordas vocais já estão suficientemente desenvolvidas para se poder ouvir um choro muito baixinho!
Se passou um mau bocado com sonolência, alterações de humor, fadiga e náuseas, provavelmente vai sentir um grande alívio: está a entrar no segundo trimestre e os sintomas e desconfortos do início da gravidez vão tendencialmente diminuir. De qualquer forma, é possível que comece a sentir mais calor e tenha algumas dores de cabeça e tonturas, devido ao aumento de volume do sangue. É perfeitamente natural, mas de qualquer forma é sempre bom partilhar os sintomas com um profissional de saúde.
Logicamente, à medida que o seu bebé vai crescendo, também cresce o seu útero. Nesta altura deve estar a crescer a uma média de 1cm por semana, tendo cerca de 12-14 cm. Assim, a sua proeminente barriga de grávida vai começar a notar-se. A boa notícia é que o bebé vai deixar de pressionar tanto a sua bexiga, o que significa menos visitas à casa de banho. Aproveite enquanto pode, pois no terceiro trimestre, o útero vai voltar a pressionar a sua bexiga, ao mesmo tempo que o seu corpo irá precisar de fluidos extra para ajudar o seu bebé a crescer.De qualquer forma, é bastante comum que durante toda a gravidez as idas à casa de banho sejam frequentes, pelo que não tem outro remédio senão habituar-se a estas pequenas viagens!
É possível que comece a sentir alguma azia, uma espécie de uma sensação de queimadura desde o seu esterno até à garganta. Para diminuir esta experiência desagradável, coma pequenas refeições e evite fritos, comida picante e gordurenta. Há sempre pastilhas anti – azia que pode tomar, mas consulte primeiro o seu médico.
Procure também o seu médico de imediato caso tenha um corrimento vaginal forte ou hemorragia vaginal, dores abdominais, dor ou sensação de ardor ao urinar, vómitos muito frequentes, desmaios ou confusão mental.
Esta é a altura certa para consultar o dentista, pois é muito importante ter uma dentição e gengivas saudáveis. Sabia que o seu bebé necessita de muito cálcio e por isso pode ir buscar às reservas maternas tornando os dentes mais susceptíveis a cáries e infecções? Vá ao dentista por precaução. Mas avise que está grávida, para não lhe fazerem o raio – x e terem atenção na medicação que prescrevem.
Finalmente, esta é também uma boa altura para pensar no seu trabalho e nos direitos de maternidade. Informe-se primeiro antes de contar a notícia à sua entidade empregadora.
É muitas vezes por esta altura da gravidez que o futuro papá começa a aceitar e interiorizar a ideia de que vai ser pai e que num futuro não muito longínquo haverá um bebé lá em casa. Mesmo que a reação do seu companheiro não esteja a ser exatamente o que desejaria dele, agora sabe que tem alguém que começa a descobrir consigo o que significa estar grávida.
Mamãs e Bebés | Todos os direitos reservados
Concordo que os meus dados sejam tratados pela NGI – Lifesciences and Healthcare International, SA., empresas do grupo e seus parceiros, e neste contexto me seja enviada comunicação no âmbito de passatempos, campanhas e iniciativas institucionais. Para mais detalhes, consulte a política de privacidade, aqui.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |