Quando ambos os pais têm olhos castanhos: Se nenhum dos pais tiver o gene recessivo dos olhos azuis, todos os filhos terão olhos castanhos. O mesmo acontece se apenas um dos pais tiver o gene recessivo, pois neste caso o gene dominante sobrepõe-se ao gene para os olhos azuis.Se ambos os pais tiverem o gene recessivo para os olhos azuis, há uma hipótese em quatro de terem um filho com olhos azuis.
Quando um dos pais tem olhos castanhos e outro olhos azuis: Neste caso ou prevalece o gene para os olhos castanhos ou os dois genes recessivos geram olhos azuis. Assim, terão 50% de hipóteses para cada um dos casos.
Quando ambos os pais têm olhos azuis: Se os dois pais tiverem olhos azuis ambos têm duas cópias do gene recessivo para olhos azuis, logo não podem ter um filho com olhos castanhos.
A cor dos olhos do bebé é determinada pela existência de genes dominantes e recessivos. O gene dos olhos castanhos (ou castanhos claros) é dominante, pelo que prevalece sempre sobre o gene recessivo dos olhos azuis (ou cinzentos e verdes-claros).