Estarei Grávida?

O teste de gravidez mais usado é o teste da urina, que mede os níveis da hormona gonado- trofina coriónica humana (HCG). Para além deserem exactos e fáceis de utilizar, estes testes- que podem ser adquiridos numa farmácia erealizados em casa – são rápidos, privados ecómodos.

O teste deverá ser realizado, preferencialmente, na primeira urina da manhã, quando a concentração de HCG é mais elevada. De qualquer forma, os testes actuais já são suficientemente sensíveis para poderem ser realizados em qualquer altura do dia, com segurança de resultados.
É aconselhável fazer o teste alguns dias após a falha da menstruação, pois se for realizado cedo demais e/ou se houver pouca HCG na urina o resultado poderá ser falsamente negativo.
Se o resultado positivo for duvidoso, é preferível fazer um teste complementar uma semana mais tarde, pois poderá revelar-se negativo se o embrião não se conseguir implantar.

Outras alternativas

Para confirmar uma suspeita de gravidez poderá ser feita uma análise ao sangue, de forma a detectar e determinar o nível exacto de HCG no corpo.
Outro método utilizado é a ecografia, embora não haja muito para ver antes dos 10 dias após a falha da menstruação. A grávida pode também optar por ir ao médico, cuja experiência lhe permitirá confirmar ou não a gravidez, através de um exame ginecológico.

Artigos relacionados