1# “Não conseguimos manter a calma!”
A culpa sentida, muitas vezes por não se conseguir acalmar o bebé, só reforça o cansaço e o desespero. É normal que o choro do bebé, associado à insegurança sobre o que se fazer, aliado muitas vezes a opiniões diferentes por parte dos pais e com uma grande pitada de privação de sono, seja “enlouquecedor”! É verdade, que o sono, seja para os adultos, seja para os bebés, é essencial para se regular os estados emocionais. Lembre-se que está a fazer o melhor que pode e sabe… Pode ser muito desgastante para todos, o facto do bebé não dormir, e é compreensível que por vezes, não se consiga manter a tranquilidade necessária. No entanto, auto-controlo e manter a calma vai ajudar os pais e o bebé a sintonizarem-se numa relação de maior confiança. Pergunte a si mesma como quer estar, lembre-se que é você a maior Inspiração Emocional do seu bebé e reprograme-se para um “estar” mais positivo e confiante.
BEST ADVICE: Peça ajuda! Se necessário, encontre a pessoa certa para ensinar e praticar esse auto-controlo, muito requisitado para quem é Mãe e Pai, e um hábito que se deve fortalecer desde muito cedo! ( faz parte integrante do meu trabalho em Método de Intervenção ao Domicílio)
Leia mais em http://sonobebecarolinaalbino.blogspot.pt/2013/12/como-ensinar-o-bebe-acalmar.html e
http://sonobebecarolinaalbino.blogspot.pt/2014/03/a-influencia-do-comportamento-dos-pais.html
2# “Já tentamos tudo e nada dá resultado!”
Os pais só procuram o melhor para os filhos, mas, muitas vezes, encontram demasiadas respostas! Os livros que já se leram, a vizinha que disse, a amiga que dá dicas, etc! No entanto, lembre-se que o seu bebé é único, bem como o seu contexto, bem como o seu temperamento! Só conhecendo e respeitando as suas necessidades físicas e emocionais específicas é que o conseguirá ajudar de forma eficiente e duradoura! Mas para isso é preciso conhecê-las em profundidade com conhecimento , muito além das crenças populares. Quando os pais entram na necessidade de tentar varias estratégias, tentando de tudo um pouco, é em si um forte indicador de que a situação pode requerer orientação mais aprofundada de um profissional especializado, que o saiba fazer mais do que à superfície, pois não está a ficar fácil a cada tentativa diferente. Quando não se individualiza o seu plano, e, não se dá continuidade suficiente, com as medidas personalizadas e ajustadas ao caso particular da situação do seu bebé e respostas dos pais, a probabilidade de que este fique ainda mais baralhado e não consiga aprender e evoluir em algum sentido é enorme…
BEST ADVICE: Conheça melhor o que se está a passar com o seu filho, (peça ajuda se necessário), e eleja a linha que considere a mais completa e sustentada. Deve ser igualmente, fisica e emocionalmente segura para o bebé. Não ande sempre a mudar de “regras” aos olhos do seu bebé.
Saiba mais em http://crescer.sapo.pt/bebe/saude-e-seguranca/a-importancia-de-boas-rotinas-nos-bebes-e-criancas
3# “O bebé só quer adormecer ao colo”
O exemplo de adormecer ao colo, é uma das soluções usadas de induzir o sono, que dá uma percepção ao bebé, de que para dormir, está dependente de alguém, neste caso do colo (normalmente os pais)! ao início pode parecer aos pais um gesto carinhoso e até querido, mas o bebé cresce, e não é justo que não se sinta seguro para dormir tão bem no berço por exemplo. Mesmo que por vezes se tente evitar pegar o bebé ao colo, pode, por acidente, ter-se criado esta expectativa no bebé ao pegar-se ao colo, sempre em resposta de choro. Se este aprender que a solução para dormir passa por sair do berço e fazê-lo ao colo, ele não esperará apenas a sua própria capacidade interna para adormecer tranquilamente, tenderá a esperar outros recursos e de forma audível.
BEST ADVICE: Dê a verdade ao seu filho! Os pais não desejam ficar a adormecer ao colo à medida que o bebé cresce e durante toda a noite. Ensine o seu bebé a dormir de forma estruturada e continuada ao longo do seu desenvolvimento, em vez de o adormecer (Para evitar conquistas de pouca durabilidade, e desilusão para os pais, procure ajuda especializada que tenha experiência comprovada, para melhor e maior permanência de resultados.)
Saiba mais em http://crescer.sapo.pt/bebe/sono/planear-o-sono-fazer-hoje-como-deseja-continuar-amanha
http://sonobebecarolinaalbino.blogspot.pt/2013/10/ensinar-o-bebe-dormir-trabalho-para-os.html
4# “Socorro:O meu bebé acorda várias vezes durante a noite”
Boas Noticias: Já se conhecem as principais causas do despertar noturno, e é possível controlá-las caso sejam identificadas e resolvidas, melhor desde cedo, pois poderão ser logo prevenidas e nunca passem a ocorrer! É preciso coordenação nos hábitos de alimentação, atividade e comportamento, com medidas que fortaleçam o laço de confiança e noção de segurança do bebé, já que estes influenciam directamente o sono e vice-versa. O pouco sono diurno, o adormecer comprometedor (por indução), a rotina desajustada, as respostas dos pais que intensificam estes despertares, a hiper-estimulação nas atividades diurnas e as causas ambientais, são algumas das razões que podem incentivar e enraizar o despertar noturno!
BEST ADVICE: Siga um plano de prevenção, e actualize-o em fases relevantes do desenvolvimento do seu bebé.
Leia mais em http://crescer.sapo.pt/bebe/sono/causas-que-incentivam-e-enraizam-o-despertar-na-madrugada-parte-i
http://crescer.sapo.pt/bebe/sono/sete-causas-que-incentivam-e-enraizam-o-despertar-na-madrugada-parte-ii-pouco-e-ou-desajustado-sono-diurno
5# “O bebé só dorme bem quando vem para a nossa cama!”
É normal que os bebés adormecidos ( por indução: seja de colo, embalo, toque, trepidação, a mamar etc) procurem de forma involuntária o contacto físico para dormir, o que resulta que quando sairem as grades do berço em Co-sleeping! Pior mesmo é quando não é algo desejado por todos! O co-sleeping é um prazer para todos quando não é fruto de uma “não escolha”. Para ser uma escolha, é preciso consolidar um padrão, idealmente que promova o melhor sono, desde cedo – para todos e por todos. Se os Pais, por cansaço, experimentaram pôr o bebé a dormir com eles, possivelmente poderá parecer solução maravilhosa, no entanto poderá ser apenas temporária, se não se resolveram as reais causas mau sono. Os pais, ao não ensinarem os seus bebés a conciliarem o seu sono de forma autónoma, segura e completa ( com medidas além sono) acabam por dar ao bebé razões para acordar/“chamar” por eles as vezes necessárias para readormecer, e, por só conseguir acalmar na presença dos mesmos, em várias fases do seu crescimento.
BEST ADVICE: Crie um padrão de sono justo para o seu bebé, mas que possa ser sustentável por si a médio e longo prazo e que seja fisica e emocionalmente saudável.
Saiba mais em http://crescer.sapo.pt/bebe/sono/co-sleeping-sim-nao-ou-nim
6# “Pronto, o meu bebé não quer dormir”
Para continuar a ler esre artigo clique aqui