Varizes na gravidez: sintomas, como tratar e como evitar

Nesse período, as varizes aparecem com maior frequência nas pernas, já que o peso do bebê na barriga dificulta que o sangue circule corretamente, havendo sensação de peso na perna e inchaço. Além das pernas, as varizes também podem aparecer na virilha, região íntima e no útero, no entanto essa situação é menos frequente.
Sintomas de varizes na gravidez
Os principais sintomas de varizes na gravidez são:

Dor nas pernas ou virilhas;
Sensação de peso nas pernas;
Pernas mais inchadas no final do dia,
Coceira no local das varizes;
Alteração da sensibilidade da perna.
Caso as pernas fiquem muito inchadas, vermelhas e mais quentes, é importante que a mulher procure um médico angiologista para que seja feito o diagnóstico e iniciado o tratamento adequado, pois pode ser uma flebite, que é uma situação grave que corresponde à presença de coágulo sanguíneo no interior da veia, impedindo o fluxo sanguíneo.

Como deve ser o tratamento
O tratamento para varizes na gravidez pode ser feito com a aplicação alternada de água quente e fria sobre o local, durante o banho. Além disso, para cuidar das pernas com varizes, a grávida pode colocar um saco de gelo sobre as pernas, pois ajuda a contrair as veias e a diminuir a dor. Em alguns casos, o médico pode também indicar a utilização de meias de compressão, para prevenir o surgimento de varizes e auxiliar na circulação sanguínea.
Normalmente as varizes na gravidez desaparecem após a gestação, no entanto, se houver danos permanentes, após a gravidez a mulher pode realizar tratamento com laser ou cirurgia para retirar as varizes.

Como evitar varizes na gravidez
As varizes na gravidez aparecem principalmente devido às alterações hormonais, no entanto é possível evitar o seu aparecimento a partir da adoção de alguns cuidados, como:

Não ficar de pé durante muito tempo;
Evitar cruzar as pernas quando está sentada;
Elevar as pernas enquanto dorme;
Massagear os pés e as pernas no final do dia;
Utilizar meias elásticas durante o dia.
Além disso, é importante que a mulher faça exercício físico regular sob orientação de um profissional de educação física para aumentar a resistência das veias e impedir que dilatem.
Fonte: Tua Saúde

Artigos relacionados