Torcicolo do recém-nascido e Osteopatia – Causas e Avaliação

As causas :

Numerosas etiologias são elaboradas sobre o torcicolo do recém-nascido.

De uma forma geral, pediatras e especialistas concordam que a principal causa é a posição do bebé (principalmente bebé sentado) no ventre da sua mãe que originam tensões no pescoço ( e vértebras cervicais) e na cabeça.

Outra origem frequente está relacionada com as manipulações durante o parto, manipulações na cabeça e pescoço, agravadas com a utilização de fórceps ou ventosas.

Avaliação do torcicolo:

O grau de severidade do torcicolo é classificado seguindo 3 medidas avaliativas :

a posição da cabeça ou atitude de inclinação : medida entre a cabeça e o ombro com o bebé deitado de costas. De O à 15° considerada rigidez ligeira, rigidez média de 15 à 30° e severa quando atinge dos 30 aos 45°.
a amplitude do movimento de rotação : a rotação normal da cabeça do centro para a direita (ou esquerda) é de 90°. Conforme a restrição, considera-se ligeira de 0 à 30° de restrição, moderada dos 30 à 60° e severa de 60 à 90°.
a amplitude do movimento de inclinação : a inclinação normal e fisiológica é de 45°. Consoante a restrição, de 0 à 15° será definida como rigidez de inclinação ligeira, rigidez inclinada média dos 15 aos 30° e severa de 30 à 45°.
Avaliação global :

Seria redutor para a complexidade da anatomia e biomecânica do nosso corpo, limitar-se à descrever os sintomas e restrições do torcicolo localmente.

Os casos de torcicolos podem provocar outras anomalias, particularmente na bacia e na coluna vertebral, explicando-se pela interligação tantas vezes descritas em artigos precedentes. Desta forma, teremos que imaginar por exemplo que um bebé apresentando um torcicolo com a cabeça inclinada para a direita provocara um aproximação da bacia desse mesmo lado, descrevendo um meio circulo. Esta dinâmica de adaptação explica-se pelas ligações tanto mecânicas como musculares, ligamentares e membranosas que unem todas as partes do corpo.

O tratamento em Osteopatia não se substitui às consultas de Pediatria nem à medicação.

A Osteopatia não se substitui à consulta do seu médico e ao uso de medicamentos.

Fonte: OsteopataPortugal

Artigos relacionados