Juliana Correia
Fundadora da Palm uv clothing
Licenciatura em Gestão e Mestrado em Marketing, com enfoque no acompanhamento de campanhas de prevenção de Cancros da Pele em Portugal. Fundou a Palm uv clothing, empresa dedicada à distribuição de vestuário e acessórios com proteção solar de marcas internacionalmente reconhecidas pela combinação perfeita de qualidade na proteção UV, design funcional e apelativo, conforto e durabilidade. Tem também como missão a partilha de conteúdo relevante sobre proteção solar.
Radiação ultravioleta
O sol produz dois tipos de radiação ultravioleta (UV) que atinge a Terra: UVA e UVB. Os raios UVA penetram as camadas mais profundas da pele e podem causar rugas, sinais, manchas solares e cancros da pele, enquanto que os raios UVB podem causar queimaduras solares, agressão crónica da pele, lesões pré-cancerosas e cancros da pele.
O índice UV é um parâmetro usado para medir a intensidade dos raios UV por região, numa escala de 1 a 11, e pode ser consultado diariamente no site do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (“IPMA”). O índice de UV nem sempre está relacionado com a temperatura, ocorrendo por vezes dias em que o índice de UV é elevado e os dias não são quentes, havendo mais risco de queimadura solar. Deve estar particularmente atento aos dias de vento e/ou nevoeiro. Em dias de UV elevado (índice ≥6), deve evitar-se a exposição solar intencional entre as 11h e as 17h, especialmente as crianças e os adolescentes.
A importância da proteção solar
Nos primeiros 6 meses, os bebés são muito mais sensíveis à exposição ao sol do que as crianças e os adultos, pelo que é aconselhável manter os bebés longe do sol. A sua pele contém pouca melanina, o pigmento que dá cor à pele, cabelos e olhos e que fornece alguma proteção solar. Apenas se recomenda a utilização de protetor solar nos bebés a partir dos 6 meses, pois a sua utilização em áreas extensas até esta idade pode favorecer a absorção do mesmo pela pele ainda delicada, devendo estar restrito a pequenas áreas como a face, dorso das mãos, pernas e pés.
Assim, a roupa com proteção solar surge como a primeira linha de defesa contra a agressão solar e cancros da pele. Vestir os bebés com roupas adequadas que cubram as pernas e os braços são um ótimo primeiro passo. Depois, acrescente um chapéu de abas largas que cubra o rosto, pescoço e orelhas do bebé e óculos de sol. Quando for passear, use um pareo/manta com proteção UV para cobrir o carrinho ou então, se viajar de carro, pode usar o mesmo pareo para cobrir a janela do carro, pois alguns raios nocivos, nomeadamente UVA, penetram nos vidros mais comuns.
A partir dos 6 meses, pode introduzir o protetor solar (de preferência écran mineral), mas isso não significa deixar para trás os cuidados tidos até essa idade – o uso de roupa com proteção e a procura por espaços com sombra continuam a ser importantes.
Benefícios da roupa com proteção solar
A roupa com proteção solar bloqueia a radiação UV prejudicial e continua a ser uma das formas mais eficazes de proteção contra as agressões do sol e os cancros da pele. Além disso, usar roupa com proteção solar é a maneira mais simples e prática de se proteger. Ao contrário do protetor solar, nunca é preciso reaplicar.
O UPF é o Fator de Proteção Ultravioleta e indica a quantidade de radiação UV (UVA e UVB) que o tecido filtra e impede que atinja a pele. O Fator de Proteção Ultravioleta fornece proteção dos raios UVA e UVB. Um tecido UPF 50+ bloqueia 98% dos raios solares e permite a penetração de apenas 2%, reduzindo, assim, significativamente o risco da exposição solar. A roupa e acessórios disponíveis na marca Palm uv clothing têm certificação UPF 50+, isto é, bloqueiam 98% dos raios UV, estejam molhados ou secos.
Seleção dos essenciais para desfrutar do sol em segurança:
- camisola de manga comprida
- fato de banho de manga comprida
- calções
- leggings
- chapéu
- óculos de sol (categoria ≥ 3)
- pareo
Hábitos saudáveis
Embora a prevenção de queimaduras solares seja o benefício mais imediato de manter as crianças protegidas do sol, incutir hábitos como a aplicação de protetor solar e o uso de roupa e chapéu terá benefícios que duram muito mais que os primeiros anos de vida de uma criança. A rotina de proteção solar irá acompanhar cada criança pela adolescência e idade adulta, diminuindo o risco de todos os tipos de cancros da pele e envelhecimento precoce. Portanto, quando consideramos as necessidades de saúde dos bebés, é importante não esquecer uma rotina de proteção solar!
Fontes: APCC (Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo); Skin Cancer Foundation; American Cancer Society; Global Cancer Observatory