O Sono do Bebé – Como, Quando e Onde?
Um bom sono para o bebé é uma necessidade tão básica como comer e beber. E por isso, no início de vida, ele pode dormir cerca de 18 horas por dia, dependendo do seu ritmo e características fisiológicas, acordando apenas quando tem fome ou frio ou quando se sente incomodado.
É preciso deixar o bebé a dormir à vontade. À medida que ele vai crescendo a sua necessidade de dormir vai diminuindo. Com um mês, o bebé já fica acordado 8 a 10 horas, divididas em 4 ou 5 intervalos. Aos 10 meses, normalmente, já dorme toda a noite e tem 3 intervalos de vigília durante o dia, intercalados de sonos prolongados. Com 12 meses, já só necessita de 2 sestas por dia, uma de manhã e uma à noite.
É por volta dos 3 anos que os padrões de sono da criança começam a aproximar-se dos adultos, embora ainda necessitem de uma sesta.
Como adormecer o bebé?
Um recém-nascido em princípio dorme quando lhe apetece e em qualquer lugar. No entanto, quando for a hora de ir dormir, os pais poderão fazer o seguinte:
– Estabelecer uma rotina consistente ao deitar para o bebé identificar que está na hora de dormir.
– Preparar o quarto para dormir, adequando a temperatura e deixando-o suficientemente escuro.Pode-se utilizar uma luz de presença ou de cabeceira para ter luz suficiente para ver.
– Proporcionar atividades alegres mas nunca agitadas: contar uma história, etc.
– Dar miminhos, sobretudo durante o primeiro mês, para transmitir segurança.
– Deitar o bebé na cama quando está sonolento, mas ainda acordado, para se habituar a acalmar sozinho e não acordar a chorar pela mãe cada vez que der pela sua falta.
A partir dos 9 meses, o bebé poderá ficar mais difícil de adormecer, pois já desenvolveu novas capacidades e quer ficar acordado para as praticar.
Assim, em vez de dormir, fica agitado com o sono. Para acalmá-lo, os pais podem embalá-lo um pouco antes de adormecer ou colocar uma música suave. Devem também ter o cuidado de deitá-lo sempre no mesmo sítio, pois ele já se habituou a ele, e evitar sair à noite, pois após os 6 meses o bebé já terá adquirido padrões de sono para dormir toda a noite.
Onde e como deverá dormir?
Geralmente, quando é mais pequeno, o bebé dorme no quarto dos pais. Este contacto é muito importante, até por uma questão de segurança, pois em qualquer emergência os pais estão logo ali. A altura da passagem para o quarto próprio deve ser no máximo aos 6 meses.
Entretanto, o quarto deverá ser relativamente silencioso, longe de ruídos fortes. Tal não quer dizer que se ande em pezinhos de lã e se fale aos sussurros cada vez que a criança está a dormir.
É preciso que ela se habitue aos ambientes de casa, e isso inclui o aspirador ou secador. A maioria dos bebés habitua-se facilmente. O que o poderá perturbar são os sons bruscos e repentinos.
Relativamente à posição para dormir, é aconselhável que os bebés durmam de barriga para cima, com a cabeceira elevada (sem almofada).