Contacto pele a pele: o melhor início de vida possível

A importância do contacto contacto pele a pele entre a mãe e o bebé logo após o nascimento. Conheça todas as vantagens do contacto pele a pele para si e para o seu bebé.

Após 9 longos meses de espera, felicidade, expectativas, ansiedade e receios, chegou o momento de ver o seu bebé. O nascimento é o momento em que mãe e bebé se encontram pela primeira vez face a face, num encontro emotivo, intimista e profundo.

O nascimento marca o início de uma ligação profunda e singular que iremos cuidar e manter por toda a vida. É o momento em que vemos as suas mãozinhas, o cabelo, em que o olhamos nos olhos para o acolher amorosamente e dar as boas vindas. Mas este mútuo reconhecimento exige tempo e disponibilidade.

Contacto pele a pele

No momento logo após o nascimento, o recém-nascido é colocado, despido ou só com fralda, sobre o peito materno.

toqueodor e temperatura proporcionados pelo contacto pele a pele, de forma contínua e prolongada, é um poderoso estimulante dos sentidos recomendando-se a realização mínima de intervenções durante este período.

O contacto pele a pele é uma das medidas inseridas no quarto passo da política dos “Dez passos para o sucesso no aleitamento materno” definida pela Iniciativa Hospital Amigo dos Bebés, da OMS/ UNICEF (1991), que orienta para:

“Ajudar as mães a iniciar o aleitamento materno na primeira meia hora após o nascimento, ou seja, colocar os bebés em contacto pele a pele com as suas mães imediatamente após o parto durante, pelo menos, uma hora e encorajar as mães a reconhecerem quando os seus bebés revelam sinais que quererem mamar, oferecendo ajuda, quando necessário.”.

Este contacto inicial tem inúmeros benefícios fisiológicos e psicossociais para a mãe e para o bebé. A mãe tem oportunidade de confirmar que está tudo bem com o seu bebé, dissipando muitas dúvidas e receios gerados durante a gravidez.

Assim que a mãe toca, cheira e explora o corpo do recém-nascido, a sensação de bem estar e alívio induz a produção de ocitocina, diminuindo a ansiedade e aumentando a temperatura do peito.

Vantagens do contacto precoce pele a pele para a mãe e bebé:

  • Promoção da vínculo afetivo entre o recém-nascido e a mãe e entre o pai e o recém-nascido;
  • Estimulação do aumento da produção materna de ocitocina, a “hormona do amor”, por se associarem a ela propriedades estimulantes do vínculo afetivo;
  • O calor produzido pelo corpo da mãe protege, naturalmente, o recém-nascido do frio;
  • Estabilização da frequência respiratória e nível de glicémia do bebé;
  • Como o recém-nascido reconhece o odor materno, o contacto pele a pele acalma-o, chora menos e o stress provocado pelo trabalho de parto é atenuado;
  • Possibilita o reconhecimento e a exploração pelo bebé do corpo materno;
  • Promoção da sucção eficiente e eficaz, essencial para o sucesso da amamentação e para o prolongamento da duração do aleitamento materno;
  • Estudos demonstram que quando se administra a injeção de vitamina K ao recém-nascido, com este em contacto pele a pele, se verifica uma diminuição do choro;
  • Colonização do recém-nascido com a flora bacteriana da pele materna antes de entrar em contacto com bactérias hospitalares, ajudando a prevenir infeções;
  • A ligação precoce mãe-bebé permite uma melhor compreensão das necessidades do bebé, aumentando a confiança das mães para cuidar dos seus bebés e promovendo uma melhor adaptação do recém-nascido à vida extra uterina.

Parto por cesariana
As conclusões de um estudo recente demonstraram que, nos casos de cesariana, assim que o recém-nascido é colocado em contacto pele a pele com o pai, há uma redução significativa do choro, promovendo o conforto. Os bebés adormecem rapidamente e desenvolvem reflexos de sucção e procura mais vigorosos enquanto estão acordados.

Para viver o parto e o puerpério como experiências únicas e positivas e dar ao bebé o melhor início de vida possível

  • Conheça os benefícios do contato pele a pele para si e para o seu bebé;
  • Defina e discuta o plano de parto com o seu médico;
  • Conheça previamente as instalações e a equipa de profissionais que vai estar consigo na sala de partos;
  • Visite as instalações da maternidade/hospital antes do parto;
  • Mantenha-se positiva e tranquila durante o trabalho de parto.

Fonte: Mãe me Quer

Artigos relacionados