Planearam passear com o bebé e à última da hora desistiram para evitar o stress? Sentem que a logística de cada saída é pior do que ir ao supermercado, já que fazem check de todos os itens mentalmente e acabam sempre a esquecer-se de alguma coisa?
Parabéns, são iguais a todas as mães e pais que conhecemos! Vamos dar-vos algumas dicas para facilitar o processo. A palavra-chave? Simplificar!
A logística é infinita e é natural que, nos primeiros tempos de maternidade, vos pareça impossível dar uma volta ao quarteirão sem terminar o passeio à beira de um ataque de nervos e em prantos. Ou porque se esqueceram da fralda de pano ou porque o bebé vos bolçou em cima e agora estão todos sujos.
No entanto, prometemos que, sim!, é possível criar memórias felizes com o vosso bebé, ao ar livre.
Não há quaisquer motivos para que, acompanhadas ou sozinhas, vivam os primeiros tempos como mãe reclusa em casa, com medo de falhar. Claro que é necessário algum jogo de cintura, mas o hábito leva ao engenho. A certa altura, o processo transforma-se em rotina, e tudo fica mais fácil.
Como? Assim!
1. Tenham sempre uma mala pronta para as saídas com o bebé
É provável que entre vestir a criança, arranjarem-se e preparar a mala acabem por desistir de sair – a não ser que não se importem pouco com a mancha de leite na manga da camisola ou com a fralda entretanto suja do bebé.
Tentem manter a mala das saídas sempre “pronta para outra”: quando regressarem da rua, reponham as fraldas, substituam o babete e mantenham sempre de parte uma muda de roupa do tamanho adequado para o bebé. Assim, com menos uma tarefa a cumprir no momento de sair de casa, muito mais facilmente evitarão esquecer-se de algo importante.
2. Se não confiam na memória, escrevam
Há muitas mulheres que, depois de engravidar, se queixam de ter ficado com cérebro de peixinho. Mulheres e homens… Não sejam Dory! Se receiam esquecer-se de algo importante, façam uma lista de essenciais para todas as saídas e mantenham-na visível – por exemplo no quarto do bebé, perto da cómoda onde preparam a mala.
Alguns dos essenciais são:
– Muda-fraldas portátil;
– Pelo menos três fraldas descartáveis;
– Toalhitas;
– Pomada para assaduras;
– Uma troca completa de roupa;
– Biberon;
– Babete;
– Uma fralda de pano;
– Uma chucha esterilizada;
– Um ou dois dos brinquedos favoritos da criança.
3. Simplifiquem as refeições
Se o vosso bebé já iniciou a diversificação alimentar (a partir dos 6 meses) e se vão sair com ele, sabem que muito provavelmente vão precisar de lhe dar lanche algures a meio caminho. Tenham duas coisas em conta: praticidade e sabor!
Levar fruta ou bolachas é sempre uma boa opção, um biberon com o leite preparado se não estiver muito calor e a saída for rápida também. Podem por fim optar, ocasionalmente, por pacotinhos de fruta que são mais fáceis de oferecer ao bebé quando estamos on going.
4. Para onde vou e de onde venho?
É necessário ter critério na escolha e na duração do programa, para não atrapalhar a rotina da criança. O bebé beneficiará de pequenas voltas e atividades em parques e campos porque não há melhor lugar para o bebé do que aquele que o coloca em contacto direto com a natureza.
Sempre que possível, escolham sair em períodos do dia em que a temperatura esteja mais amena, e aproveitem o passeio para mostrar objetos, animais e plantas ao bebé.
Ele vai adorar!
Fonte: Pumpkin