Bebés sem assaduras. Os conselhos a seguir para que as mudanças de fralda não se tornem num drama

O aparecimento de assaduras e vermelhidão no rabinho do seu filho é constante e já não sabe o que fazer? Não se preocupe, a culpa pode não ser sua! É que as assaduras surgem facilmente, mesmo quando os pais são cuidadosos, pelo que esta é uma situação perfeitamente normal, ainda que deva ser minimizada. Os bebés têm uma pele muito sensível e, como tal, a fricção provocada pelas fraldas em rabinhos húmidos transforma-se, muitas vezes, num problema.

O porquê das assaduras
A dermatite das fraldas, conhecida por assaduras, é frequente até aos dois anos. Normalmente, na sua origem está a humidade local característica do uso de fraldas e o excessivo recurso a água para lavar o rabinho do bebé. Quando a criança se sente húmida e suja, chama a atenção chorando. Só que, às vezes, este já não é apenas um reflexo de mal-estar momentâneo mas, sim, a forma que ele tem de lhe dizer que sente um certo prurido, ardor ou dor na zona da fralda.
Para além destes sintomas incomodativos, deve estar atento às situações mais graves, porque, se surgir vermelhidão e/ou apareceram pequenas bolhas e/ou marcas de escamação, significa que existe dermatite da fralda. A mudança de fralda é sempre uma grande aventura, quer para a criança, quer para os pais, mas esta deve ser uma prática frequente. Ao contrário do que se pensa, lavar o rabinho com água e sabão, muitas vezes ao dia, não é a melhor opção. .
(…)

Veja o artigo completo aqui: https://lifestyle.sapo.pt/familia/bebe/artigos/rabinho-de-seda
Fonte: Sapo LifeStyle

Artigos relacionados