Terceiro trimestre

Por outro lado, a ansiedade aumenta face à aproximação do dia do parto e continua a existir o medo de que uma relação sexual desencadeie contracções prematuras ou que a penetração magoe o bebé. Mas atenção: em nenhum momento o bebé corre perigo durante as relações sexuais, porque está longe dos órgãos genitais da mãe e muito bem protegido dentro da bolsa de líquido amniótico.

Nesta fase também aumenta a dificuldade em encontrar uma posição confortável durante o sexo. Aqui ficam algumas sugestões de posições alternativas.

1. A grávida coloca-se por cima do parceiro, sem pressionar o ventre e distribuindo o peso pelas pernas. Os braços, apoiados ao lado da cabeça do parceiro, dão-lhe uma boa sustentação e controle de movimentos.

2. A posição de lado é indicada especialmente para os últimos meses: o homem encaixa-se atrás da mulher, permitindo que a barriga fique totalmente livre.

3. Esta é uma posição adequada para qualquer fase da gravidez: a mulher coloca-se de joelhos e apoia os cotovelos no chão, enquanto o homem a penetra por trás, não exercendo qualquer pressão sobre o abdómen. Os joelhos e os cotovelos funcionam como pontos de equilíbrio para a mulher.

Artigos relacionados