A insônia na gravidez é normal e acredita-se que ela se deve a alterações hormonais típicas desta fase, mas como nem todas as grávidas apresentam insônia na gestação, acredita-se que haja outros fatores envolvidos.
Mulheres ansiosas, estressadas ou que têm outros problemas emocionais tendem a sofrer mais com insônia durante a gravidez. É muito comum a grávida sentir muito sono no primeiro trimestre de gestação e sofrer com insônias no terceiro trimestre e, neste caso, isto também seria provocado pelo desconforto que a barriga traz.
Como a progesterona encontra-se aumentada durante a gravidez, ela pode ser causa da insônia para muitas grávidas, pois ela tem ação sedativa sobre o sistema nervoso central provocando a sonolência e, o hormônio estrogênio, também muito abundante nesta fase, possui efeito estimulante e, por isso, acredita-se que ele possa ser a causa dos frequentes despertares noturnos durante a gravidez.
O que fazer para dormir melhor na gravidez
Quanto à insônia na gravidez, o que se pode fazer para amenizá-la é:
Ir dormir sempre à mesma hora, num quarto tranquilo.
Evitar ambientes muito claros e barulhentos, como shoppings e centros comerciais à noite;
Se tiver dificuldades para dormir ou voltar a pegar no sono, fechar os olhos e concentrar-se somente na sua respiração.
Apesar da insônia ser mais frequente no terceiro trimestre de gestação, a mulher também pode apresentar alterações do sono no primeiro trimestre, sendo normalmente relacionado com à ansiedade relacionada ao início da gestação.
Insônia na gravidez prejudica o bebê?
A insônia durante a gravidez não prejudica o desenvolvimento do bebê, no entanto estudos recentes demonstraram que a diminuição da qualidade do sono das gestantes podem aumentar o risco de parto prematuro. Isso seria devido ao fato de que devido à insônia haveria maior liberação de hormônios relacionados ao estresse a à inflamação, como o cortisol, por exemplo.
Dessa forma, caso a grávida tenha insônia, é importante consultar o obstetra e, em alguns casos, psicólogo para que consiga relaxar e ter uma noite de sono ideal. Além disso, é recomendado que a mulher tenha uma alimentação adequada e pratique atividade física conforme orientação do profissional de educação física e obstetra.
Fonte: Tua Saúde