Outro incómodo muito comum durante a gravidez é o inchaço dos pés e tornozelos, provocado pelo facto de o seu útero estar a pressionar as veias pélvicas, e por isso não deixar a circulação sanguínea correr normalmente na parte baixa do corpo. Beba muitos líquidos, que ajudam a reduzir o inchaço, permaneça activa e evite sentar-se ou ficar de pé por longos períodos de tempo. Sempre que conseguir, procure ter os pés levantados.
Devido ao aumento de peso e da barriga, poderá ser cada vez mais difícil subir e descer escadas. E cada vez será pior. A tendência é para que engorde entre 300 a 400 gramas todas as semanas.
Se sentir os tradicionais desejos, não deixe de os satisfazer. Obviamente que não deve abusar dos alimentos que lhe fazem mal, mas lembre-se de que uma guloseima de vez em quando também faz bem, salvo se o médico a tiver proibido de ingerir doces, devido a alguma doença, como por exemplo, a diabetes gestacional. Se sentir que o seu apetite aumenta na mesma proporção em que o seu sistema digestivo se deteriora, saiba também que é normal. A sua digestão fica mais lenta durante a gravidez, por isso é importante evitar comidas com gorduras e picantes.