A diversificação da dieta do bebé

A dieta do bebé

Geralmente, começa-se a diversificação com as papas de cereais, que podem ser lácteas (preparadascom água) ou não lácteas (preparadas com o leite materno e/ou fórmula infantil).
Aconselha-se a começar pelas papas sem glúten,para se poder detectar e diminuir a prevalênciada doença celíaca, uma doença do intestino delgado que pode ser provocada pela alergia àquela substância.

A partir dos seis meses de idade, já se poderá dar a papa com glúten e começar a comer sopa às refeições principais. Esta deve ser inicialmente fluida e à base de batata, cenoura ou abóbora, e um pouco de azeite (no final da cozedura), aumentando progressivamente a consistência até se tornar num puré. Posteriormente, e a intervalos regulares semanais, devem ser introduzidas as verduras e outros legumes. Deve-se evitar acrescentar sal.
No que diz respeito à introdução da carne, deverá ser também progressiva: frango, peru, coelho, borrego, vitela, etc.

Relativamente às frutas, devem ser introduzidas após os legumes e optar primeiro pela maçã e pêra (raladas, em sumo ou cozidas) e banana. Após os 6 e até aos 9 meses, já se poderá dar manga, papaia, melão, etc. Os citrinos, podem iniciar-se entre os 7 ou 7 meses e meio,embora cada vez se espere mais pelos 9 meses.
Também será por esta altura que se deverá introduzir o peixe. Este, tal como a carne, deve ser magro, como a pescada, linguado, pregado, besugo, bacalhau fresco, cherne, garupa, tamboril, robalo, dourada, etc. Evitar os peixes com alta concentração de mercúrio, como o cação, o peixe-espada, o espadarte e o atum.
Só depois dos 9 meses de idade é que se deverá introduzir os ovos na alimentação do bebé, e mesmo assim só a gema. Deve-se começar por um quarto, seguido de metade, e depois uma gema inteira cozida, que se pode acrescentar ao puré de legumes. Não se aconselham mais do que duas ou três gemas por semana. A clara do ovo e o ovo inteiro, só deverão ser introduzidos a partir dos 12 meses.

Artigos relacionados