Os programas de exercícios físicos para Grávidas diferem dos aplicados fora da Gravidez, logo é importante ter em mente que a integração numa aula específica, trará sempre mais benefícios, para si e o seu bebé!
– Prevenção e alívio de dores, principalmente das costas, que normalmente é das primeiras queixas das grávidas, devido ás alterações posturais.
– Diminuição de edemas (inchaço das pernas) e varizes pelo aumento da circulação sanguínea e retorno venoso, que o exercício provoca. Visto que o mesmo já está comprometido durante a gravidez, devido às alterações hormonais.
– Aumento de força e resistência, importante para o momento do parto e para uma melhor postura.
– Queimará mais calorias e sentir-se-á mais activa, controlando-se o aumento do peso, com uma recuperação pós parto mais facilitada. (Cada kg ganho, corresponde a uma sobrecarga na coluna de 5kg. No fi nal a grávida terá suportado uma carga extra, superior a 50kg)
– Maior flexibilidade e melhoria da condição aeróbia.
– Actua no estado psicológico e social, bem como reduz depressão e stress. Combate o cansaço próprio que se instala, durante a gravidez.
– Promove um melhor sono e a actividade ajuda na obstipação.
– Depois temos os benefícios nos casos mais específicos, como a diabetes, obesidade ou pressão arterial alta. Em que são patologias possíveis de serem controladas, através do exercício. Visto que existe um aumento do gasto calórico, diminuindo o ganho de peso e mantendo a glicose nos níveis normais.
– Exercícios específi cos de fortalecimento do períneo, ajudarão na prevenção da incontinência urinária e facilitará o parto.
Assim como exercícios de Core, abdominais e respiratórios, específi cos para a gravidez, que manterão uma parede abdominal forte, ajudando no retorno da barriga no pós parto.