Alguns sintomas de gravidez que passam despercebidos

Um dos sinais mais recorrentes de que poderá vir um bebé a caminho é o atraso ou falta de menstruação – mas não é o único, nem tampouco este sintoma é uma obrigatoriedade de gravidez. E existem alguns sintomas que passam um pouco despercebidos, mas que são sinais que o seu corpo lhe envia para que o perceba.

Atraso na menstruação, náuseas, intolerância a alguns cheiros, cansaço ou seios doridos são alguns dos sintomas que comummente associados à gravidez. Mas existem outros menos vulgares ou conhecidos que também podem indicar que está grávida.

E os vários tipos de sintomas tendem também a aparecer nas diversas fases de gestação, podendo ainda manifestar-se nas mulheres de formas diferentes. Por exemplo, no primeiro mês as náuseas e o cansaço são muito comuns, bem como inchaço de pernas ou dores nas costas.

Sem mais demoras, ora veja abaixo alguns exemplos:

Sangrar do nariz
Sangrar do nariz é um dos sintomas de gravidez menos conhecidos, mas não deixa de ser considerado sintoma. A sua principal causa é o aumento do fluxo sanguíneo, já que a circulação sanguínea aumenta entre 30% e 50% nas mulheres grávidas, e isso faz com que os vasos sanguíneos do nariz se rompam mais facilmente e possam causar hemorragias. Embora na maioria dos casos não exista necessidade de alarme, é importante consultar um médico se a hemorragia não parar ao pressionar o nariz ou se houver outros sinais de alarme, explica um especialista à revista feminina En Feminino.

Diarreia durante a gravidez
Um dos sinais mais comuns de gravidez é a dor de estômago. O desconforto nesta zona pode ser muito acentuado durante os primeiros meses. Muitas mulheres costumam ter obstipação, vómitos e, às vezes, diarreia durante a gravidez. Geralmente acontece devido às alterações hormonais sentidas. Se a diarreia for forte, durar muitos dias ou aparecer acompanhada de dor abdominal, é melhor consultar um médico.

Sangramento da gengiva ou abcessos
Durante a gravidez, podem aparecer abcessos nas gengivas. São tumores, geralmente benignos, que podem aparecer durante o primeiro trimestre da gravidez devido ao aumento do estrogénio. O mais comum é que desapareça espontaneamente após o parto e a recuperação do equilíbrio hormonal. No entanto, se não desaparecerem após nove meses da gravidez, pode ser necessário intervir cirurgicamente.

O sangramento gengival ou gengivite também costuma ser outro dos possíveis sintomas da gravidez. Por estes motivos, é altamente recomendável realizar um check-up dentário completo durante os meses de gravidez. Tenha cuidado com a sua higiene.

Excesso de suor
É um dos sintomas mais incómodos que podem surgir durante a gravidez e embora não seja um dos primeiros sintomas que nos vem à mente, a verdade é que é bastante comum. Geralmente aparece durante o terceiro trimestre da gravidez. A sudorese pode tornar-se mais abundante e o cheiro é mais forte, devido à alteração das hormonas. Isso também pode levar a uma pior sensibilidade aos odores.

Acne
É outros dos sintomas raros, mas que também pode ocorrer devido a alterações hormonais. Não precisa de aparecer necessariamente no rosto, mas também noutras partes do corpo como as costas. Para enfrentar este problema, consulte sempre o seu ginecologista sobre o melhor tratamento para o seu caso.

Aumento de miopia
É bastante raro, mas pode acontecer que a sua miopia aumente durante a gravidez devido, mais uma vez, à alteração das hormonas que a gravidez acarreta. Se começar a ver de formas mais embaçada ou com algumas manchas, procure o seu ginecologista para que lhe dê as devidas recomendações.

Artigos relacionados