Coordenação motora do Bebé
A boca é o órgão por excelência para o bebé, pois é através dela que recebe a maior parte da informação táctil. Assim, ele começa a explorar o seu próprio corpo levando as mãos e os pés à boca. Aos poucos, vai começando a interessar-se pelo rosto, depois pelo tronco e as pernas, descobrindo mais tarde os órgãos genitais.
Etapas do desenvolvimento
Inicialmente, o bebé não sabe servir-se das mãos, mantendo-as fechadas em forma de punho e abrindo-as apenas quando chora, quando alguém lhe toca ou quando é assustado. Quando completa 8 semanas, ele já as abre com mais frequência e começa a agarrar objectos involuntariamente.
Aos 2 meses, já mantém as mãos abertas, brinca e olha para elas com interesse. Para conseguir vê-las, no entanto, ainda terá de as colocar junto ao rosto.
Por volta dos 3 ou 4 meses, terá tendência para levar as mãos à boca e explorá-las.
Aos poucos, o bebé vai estabelecendo a relação entre ver e fazer, adquirindo a capacidade de movimentar as duas mãos para conseguir agarrar objectos. Entre os 4 e 6 meses já o conseguirá fazer, envolvendo-o com os dedos. Já não precisa de medir a distância e, como consegue focar, poderá seguir algo que esteja em movimento. Por seu turno, aumenta o fascínio pelos pés, que levará à boca frequentemente.
Aos 5 ou 6 meses de idade já controla os gestos e a partir dos 6 meses, agarra tudo apertando os objectos entre a palma e os dedos, conseguindo passar um objecto de uma mão para outra, embora deixando-as cair com frequência.
Por volta dos 7 ou 8 meses, consegue perceber se um objecto é grande ou pequeno e abre a mão de acordo com isso, tendo prazer em distinguir formas e texturas.
Aos 9 meses já sacode a mão para dizer “adeus”, sabe manipular, apertar, bater, esmagar, etc., e explorará tudo com as mãos, incluindo alimentos. Tenderá também a pôr objectos na boca.
Até aos 10 meses, já conseguirá apanhar objectos, pegando-lhes entre os indicadores e polegares.
Quando fizer um ano, consegue passar um objecto de uma mão para a outra e agarra em dois objectos ao mesmo tempo, um em cada mão. Nesta altura, adora atirar coisas para o chão.