Mamãs e Bebés

Cuidados gerais

bebe e pais 58

10 formas de se preparar para ser pai

10 formas de se preparar para ser pai. Se acabou de receber a notícia que vai ser pai e ainda a está a processar, parabéns! Se vai ser pai em breve, parabéns também! Em ambas as circunstâncias, é importante que se saiba preparar para ser pai. Sim, porque o pai é fundamental para um bebé saudável e feliz, assim como uma família harmoniosa.

10 formas de se preparar para ser pai

1. Informe-se
Uma das melhores formas de se preparar para ser pai é estar bem informado. Assim, vai poder acompanhar a gravidez e saber o que esperar no parto e nos primeiros tempos como pai. Saberá o quão relevante é o seu papel e como agir e envolver-se nesta maravilhosa fase da vida.

2. Converse com a sua companheira sobre parentalidade
A gravidez é a altura ideal para começar a falar sobre aspetos da parentalidade. Devem conversar sobre que tipo de pais querem ser, se vão tentar a amamentação exclusiva nos primeiros 6 meses de vida do bebé, que creche vão escolher, questões de disciplina, cuidados ao bebé e muito mais. Acredite, o seu papel no sucesso da amamentação é fundamental pois irá ser quem vai apoiar a sua companheira nesse processo.

3. Encare a sua companheira como parte de uma equipa
Mesmo que tome todos os cuidados para se preparar para a paternidade, sua vida de casal irá mudar profundamente de dinâmica pois passarão a ser 3. Os primeiros tempos com o bebé são particularmente exigentes e por isso devem esforçar-se para o bem-estar da família. Mesmo que o relacionamento amoroso com a sua companheira termine, vocês estarão ligados para sempre pelo bebé.

4. Vá também às consultas de obstetrícia
Um aspeto muito importante de se sentir envolvido no processo de gravidez, é acompanhando as consultas de obstetrícia. Além de a sua companheira apreciar, vai poder ter a maravilhosa experiência de ver o seu bebé “ao vivo”, pelo menos em câmara. Vai também poder melhor saber como é o desenvolvimento do feto e a experiência da gravidez para a sua companheira.

5. Consciencialize-se que a sua vida sexual pode mudar
Este é outro aspeto fundamental pois a parentalidade irá afetar a sua vida sexual com a sua companheira. Isto poderá mesmo acontecer ainda na gravidez, mas garantidamente nas 6 semanas após o parto. Mesmo após essas 6 semanas de recuperação física da sua companheira, a vida sexual poderá não iniciar de imediato. A exaustão, a falta de sono, o impacto emocional do bebé sobre a sua companheira ou outro fator podem afetar a intimidade. No entanto, a vossa vida sexual poderá até melhorar com a chegada do vosso bebé. Mais que nunca, o diálogo aberto com a sua companheira é de enorme importância.

(...)

Veja o artigo completo aqui: https://maemequer.sapo.pt/estou-gravida/cuidados-pre-natais/10-formas-de-se-preparar-para-ser-pai/
Fonte: maemequer.sapo.pt

Registe-se
Gratuitamente

para visualizar todo
o conteúdo!

Registe-se já

Calculadora da ovulação

A sua Gravidez Passo a Passo.
dias
Gerar

Significado e Nomes

Encontre o significado e origem do nome do seu filho(a)

Subscrição Newsletter

Introduza o seu-email Formato inválido! Introduza a palavra-passe A tentar validar dados de acesso... Validação concluída! Aguarde... A carregar...