Mamãs e Bebés

Gravidez

barriga

Vínculo Afetivo ... Um Laço que se ata e jamais se desata

Acomodamo-nos com o habitual, o prático e o simples. À nossa volta giram as mais variadas formas de encarar a maternidade, a paternidade e de viver uma fase da vida tão essencial, a gravidez.

O vínculo afetivo traduz-se num laço de amor que todas as mulheres sonham descobrir no dia que sabem que são mães. Mas então, saberão elas como fazê-lo?

Pois é, não há receitas, truques nem dicas, há a natureza e o instinto de cada ser, a pureza que identifica cada mulher e as vivencias por elas recordadas.

O vínculo nasce com cada mãe que cresce por si só, desde a sua infância, as suas memórias e recordações. O simples desejo de brincar às mães e aos filhos, o cuidado e carinho com que cuidam dos seus bonecos, ao simples beijo da mãe antes de adormecer. Tudo são histórias e cada letra escreve a palavra Amor, e do Amor parte o vínculo e a certeza de que se deseja ser mãe.

Aquando da gravidez inicia-se o desenvolvimento de um novo ser, um processo para muitos lento e doloroso mas para outros rápido e maravilhoso. Um processo no qual a mulher, quase que inconscientemente se possa preparar emocionalmente para a chegada de um novo ser.

Durante esses nove meses há alguém que está a crescer, a aprender a ver, a cheirar, a ouvir, a sentir, a saborear mas principalmente a amar.

O bebé começa a crescer e inconscientemente a dizer: “olá mamã, estás a sentir-me?”. E é a partir das doze semanas de gestação que os seus sentidos se começam a desenvolver. Ele quer uma palavra para aprender a ouvir ainda melhor e um toque, para poder sentir ainda mais!

Instintivamente, mas com o desejo de fazê-lo a mãe toca na sua barriga, fala para o seu bebé, põe uma música a tocar, acalma-se … e ele acalma-se também.

Desta forma inicia-se aquele laço que antes tinha as pontas soltas, aos poucos vai-se apertando cada vez mais, até jamais se desatar mas para tal, é necessário comunicar com o feto.

A Comunicação Intrauterina traduz-se assim numa das mais simples formas de fortalecer o vínculo entre a tríade ao mesmo tempo que estimula o seu desenvolvimento sensorial.

Deverá incluir sempre que possível o pai, irmãos e família mais próxima.

Lembre-se que, um toque … um carinho … uma atenção dirigida … é essencial para que o futuro bebé tenha um desenvolvimento psicológico e afetivo saudável, porque …

 

… tudo o que acontece na gravidez fica registado…

 

 

Registe-se
Gratuitamente

para visualizar todo
o conteúdo!

Registe-se já

Calculadora da ovulação

A sua Gravidez Passo a Passo.
dias
Gerar

Significado e Nomes

Encontre o significado e origem do nome do seu filho(a)

Subscrição Newsletter

Introduza o seu-email Formato inválido! Introduza a palavra-passe A tentar validar dados de acesso... Validação concluída! Aguarde... A carregar...