Mamãs e Bebés

Gravidez

Se apontar uma lanterna à barriga, o bebé segue a luz

Por seu turno, ele está bem consciente do ambiente que o rodeia. Nós tendemos a pensar que o útero é um sítio escuro, mas a verdade é que pode ser mais ou menos luminoso, dependendo dos locais onde a mãe se encontra. 

Quanto ao seu bebé, ele já consegue fazer a distinção entre o claro e o escuro, acompanhando mesmo uma fonte de luz. Assim, se apontar com uma luz para a barriga, ele irá segui-la!
 
Nesta fase da gravidez, também já se deu conta certamente dos ciclos de sono do seu filho, apesar de lhe parecerem sempre ao contrário dos seus: quando está acordada, ele dorme; quando quer dormir, ele lembra-se de fazer uma festa na sua barriga!
 
Durante esta semana, o bebé não vai ganhar muito peso ou altura, porque a maior parte da sua energia será canalizada para o desenvolvimento do cérebro, que nesta altura já controla a respiração rítmica e a temperatura do corpo. 
 
Entretanto, a medula óssea é neste momento a responsável pela produção de glóbulos vermelhos (sangue), tarefa que era antes realizada pelo fígado e baço. 
 
Se ainda não virou, o bebé poderá posicionar-se esta semana com a cabeça virada para o osso público, preparando-se para nascer. Se não é esse o caso, não se preocupe. Ainda tem tempo.
 
A sua Gravidez Passo a Passo.
dias
Gerar

Significado e Nomes

Encontre o significado e origem do nome do seu filho(a)

Subscrição Newsletter

Registe-se
Gratuitamente

para visualizar todo
o conteúdo!

Registe-se já

Calculadora da ovulação

Introduza o seu-email Formato inválido! Introduza a palavra-passe A tentar validar dados de acesso... Validação concluída! Aguarde... A carregar...