Mamãs e Bebés

Parto

capturar

Parto com Sentido. O site que quer informar a população e pôr fim à violência obstétrica

Em Portugal, 43,5% das mulheres não têm o parto que queriam, independentemente de terem um plano, das suas vontades ou de gritarem de dor — e muitas são vítimas de violência obstétrica. Este site quer informar e lutar pelas parturientes.


Violência obstétrica. A expressão, apesar de não ser nova, pode ser mais ouvida nos dias de hoje, mas as práticas vêm de há muito. Há mulheres que são insultadas durante o parto, que ouvem coisas como"quando foi para fazer, não se queixou" ou são apelidadas histéricas num dos momentos mais vulneráveis das suas vidas.

Outras estão horas a sofrer, veem os seus planos desrespeitados, as suas perguntas ignoradas, e até são vítimas de intervenções desaconselhadas pela Organização Mundial da Saúde, como a manobra de Kristeller, uma intervenção no período expulsivo que envolve a aplicação de pressão manual no útero.
Os tempos avançam, a informação é mais do que muita, mas há hospitais e profissionais de saúde que continuam a desvalorizar os direitos das mulheres no momento do parto e os casos de violência obstétrica multiplicam-se. E se a mudança nas organizações pode ser mais demorada, tenta-se contornar a situação e ir pelo lado das mulheres, dos casais, informando a população em geral para o que não é normal e para o que não deve, em momento algum, acontecer quando estamos a tentar pôr crianças neste mundo.
Foi esse o ponto de partida para a criação da plataforma Parto com Sentido, um site informativo lançado no dia 2 de maio e dedicado a explicar à população — incluindo profissionais de saúde — quais são os direitos das parturientes e também a contrariar a noção da normalidade da violência obstétrica, "combatendo-a com informação", pode ler-se na missão de valores da plataforma.

 

Veja o artigo completo aqui.

Fonte: MAGG

Registe-se
Gratuitamente

para visualizar todo
o conteúdo!

Registe-se já

Calculadora da ovulação

A sua Gravidez Passo a Passo.
dias
Gerar

Significado e Nomes

Encontre o significado e origem do nome do seu filho(a)

Subscrição Newsletter

Introduza o seu-email Formato inválido! Introduza a palavra-passe A tentar validar dados de acesso... Validação concluída! Aguarde... A carregar...