Mamãs e Bebés

Parto

man comforting pregnant woman during labor

O parto não tem que ser assim

Venha uma discussão informada dos planos de parto, atualização de protocolos, equipas multidisciplinares, apoio por doulas e tudo o mais que seja necessário e benéfico.

Os avanços da Obstetrícia moderna (cesarianas, partos hospitalares, cuidados neonatais) melhoraram drasticamente a sobrevivência materna e neonatal. Entre 1990 e 2017, a taxa de mortalidade materna diminuiu 44%. Já a mortalidade neonatal global passou de 5 milhões em 1990 para 2,4 milhões em 2019. Com esta evolução, também mudaram as expectativas. Se, antigamente, tudo o que se esperava era que a mãe e o bebé sobrevivessem, esse é agora um dado considerado adquirido. A nova expectativa do parto é que seja um dia com recordações positivas.
Como reverso da medalha, dispararam as intervenções durante o parto e começaram a surgir vários relatos de práticas abusivas. Sheila Kitzinger, uma ativista britânica, escreveu, em 1988: “Dar à luz na sociedade moderna tornou-se um ato institucionalizado de violência contra as mulheres.” Também a OMS se pronunciou e, em 1996, publicou um documento onde alerta sobre a transformação do parto normal e as intervenções desnecessárias. Por cá, a 28 junho de 2021, a Assembleia da República publicou uma Resolução (nº181/2021) que introduziu no léxico legislativo português palavras como “violência obstétrica”, “episiotomia” e “ponto do marido”. Anteriormente, já tinham sido publicadas outras leis (nº 15/2014, nº 110/2019) que sublinham a importância dos cuidados no parto e pós-parto. Portugal reforça assim – e bem! – esforços para promover um parto respeitado.

Reconheço a enorme importância deste processo e o quanto já se fez pela vida de mães, bebés e suas famílias. No entanto, há ainda muitas barreiras que têm sido difíceis de ultrapassar.

 

Veja o artigo completo aqui.

Fonte: Observador

Registe-se
Gratuitamente

para visualizar todo
o conteúdo!

Registe-se já

Calculadora da ovulação

A sua Gravidez Passo a Passo.
dias
Gerar

Significado e Nomes

Encontre o significado e origem do nome do seu filho(a)

Subscrição Newsletter

Introduza o seu-email Formato inválido! Introduza a palavra-passe A tentar validar dados de acesso... Validação concluída! Aguarde... A carregar...