Mamãs e Bebés

Cuidados Médicos

capturar

Grávidas vacinadas contra a covid-19 podem transmitir imunidade aos recém-nascidos

As grávidas que recebam a vacina para a covid-19 podem passar a proteção contra a doença aos seus bebés, revela um estudo israelita. Em vários países têm vindo a ser relatados casos de bebés que nascem com anticorpos.

De acordo com a investigação realizada em fevereiro pelo Jerusalem's Hadassah-University Medical Center, foram detetados anticorpos em todas as 20 mulheres que receberam as duas doses da vacina Pfizer/BioNTech no terceiro trimestre da gestação e nos recém-nascidos, através da placenta.

"Esta descoberta mostra que a vacinação de mulheres grávidas pode fornecer proteção materna e neonatal contra a infecção pelo SARS-CoV-2", refere o estudo.

Os resultados foram publicados este mês no medRxiv - um serviço online para a publicação de estudos ainda não revistos pelos pares - e noticiados na comunicação social israelita na terça-feira.

Os autores sublinham que se trata de uma investigação em pequena escala e que são precisos mais estudos para avaliar o efeito da vacinação em diferentes fases da gravidez, bem como a segurança e eficácia das diferentes vacinas disponíveis.

Uma das investigadoras, Dana Wolf, disse ao Jerusalem Post que a equipa vai começar agora a analisar quanto tempo os anticorpos desencadeados pelas vacinas vão permanecer nos bebés.

ESTUDO NORTE-AMERICANO COM GRÁVIDAS E COM AS VACINAS DA PFIZER/BIONTECH E MODERNA
Um estudo diferente realizado nos EUA e publicado na semana passada - mas também aguardando a revisão científica pelos pares -, descobriu que os anticorpos induzidos em mulheres grávidas a partir das vacinas de mRNA, como as injeções da Pfizer/BioNTech e da Moderna, foram transferidos para os bebés através da placenta ou do leite materno.

PFIZER E BIONTECH INICIAM INVESTIGAÇÃO COM GRÁVIDAS
A Pfizer e a BioNTech anunciaram em fevereiro que começaram um estudo internacional com 4 mil voluntárias para avaliar a segurança e eficácia da sua vacina contra a covid-19 em mulheres grávidas saudáveis.

O estudo também avaliará se mulheres grávidas vacinadas transferem os anticorpos protetores para os bebés.

CASOS CONHECIDOS DE BEBÉS QUE NASCERAM COM ANTICORPOS CONTRA A COVID-19
Na Florida, uma profissional de saúde deu à luz uma bebé com anticorpos contra a covid-19. A mulher foi vacinada com a primeira dose da vacina da Moderna três semanas antes do parto.

Os médicos que analisaram a amostra do sangue do cordão umbilical da menina dizem que os anticorpos "foram detetados no momento do parto".

Os pediatras que acompanharam o caso lembram que é necessário mais estudos para perceber a eficácia das vacinas em grávidas.

Detetados anticorpos num bebé recém-nascido depois de a mãe ter sido vacinada contra a covid-19

No México nasceu a 5 de março um bebé com anticorpos contra covid-19. A mãe tinha recebido a vacina da Pfizer/BioNTech nas últimas semanas de gravidez, revela o El País.

Apesar da descoberta, por enquanto o México manterá as grávidas fora do plano nacional de vacinação porque ainda não há provas suficientes sobre a segurança das vacinas durante a gravidez.

No ano passado, uma equipa em Itália já tinha detetado anticorpos contra a covid-19 em bebés que nasceram quando as mães estavam infetadas.

Estudo revela que risco de transmissão do novo coronavírus a recém-nascidos é muito baixo

Confirmado primeiro bebé infetado com coronavírus durante gravidez.

 

Veja a notícia completa aqui: https://sicnoticias.pt/especiais/coronavirus/2021-03-18-Gravidas-vacinadas-contra-a-covid-19-podem-transmitir-imunidade-aos-recem-nascidos-37cc9546?utm_source=onesignal&utm_medium=notification&utm_campaign=mundo&utm_content=Gr%C3%A1vidas+vacinadas+contra+a+covid-19+podem+transmitir+imunidade+aos+rec%C3%A9m-nascidos

Fonte: sicnoticias

Registe-se
Gratuitamente

para visualizar todo
o conteúdo!

Registe-se já

Calculadora da ovulação

A sua Gravidez Passo a Passo.
dias
Gerar

Significado e Nomes

Encontre o significado e origem do nome do seu filho(a)

Subscrição Newsletter

Introduza o seu-email Formato inválido! Introduza a palavra-passe A tentar validar dados de acesso... Validação concluída! Aguarde... A carregar...