Mamãs e Bebés

Gravidez

gravidez l

Estudo da UMinho avalia efeito de corticosteroides no desenvolvimento dos bebés prematuros

A investigação, realizada por Alexandra Miranda, foi recentemente premiada com a bolsa de doutoramento José de Mello Saúde, de 20 mil euros. A aluna da Escola de Ciências da Saúde da UMinho vai assim dedicar a tese doutoral em Medicina ao tema “Efeito da Corticoterapia Antenatal no Neurodesenvolvimento Fetal”.

O objectivo é avaliar, através de neurossonografia fetal com ecografia 3D, o desenvolvimento das estruturas cerebrais mais vulneráveis a níveis elevados de glucocorticoides e depois compará-lo com fetos sem exposição a estes fármacos. “Pretendemos encontrar factores de prognóstico para os fetos que irão desenvolver distúrbios cognitivos, afectivos e comportamentais na fase pós-natal e ainda clarificar qual é o perfil de segurança pré-natal”, explica Alexandra Miranda, que realiza o trabalho no ICVS - Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde da UMinho e no Hospital de Braga.

“Os bebés prematuros frequentemente apresentam dificuldade respiratória porque os pulmões ainda não se desenvolveram completamente, pelo que os corticoides ajudam a prevenir esta complicação”, diz. O nascimento prematuro (até às 37 semanas de gravidez) é a maior causa de morte neonatal. Administrar a corticoterapia a grávidas em risco de parto pré-termo trouxe grandes melhorias ao reduzir dificuldades respiratórias, hemorragias cerebrais e problemas gastrointestinais.

“Há, contudo, alguma polémica na comunidade científica sobre os efeitos tardios dos corticoides no sistema nervoso central, desde alterações no comportamento a dificuldades na aprendizagem, sem ter ainda havido inequivocamente um substrato anatómico cerebral que justifique estas afirmações”, realça a cientista, que espera ter conclusões preliminares a médio prazo.

Alexandra Miranda tem 28 anos e é natural do Porto. Fez o mestrado integrado em Medicina na UMinho, onde é actualmente doutoranda em Medicina, investigadora do ICVS e professora convidada da Escola de Ciências da Saúde. Está também a realizar o internato médico (3º ano) na especialidade de Ginecologia e Obstetrícia no Hospital de Braga.

Fonte: comunicado de imprensa - rcm pharma

Registe-se
Gratuitamente

para visualizar todo
o conteúdo!

Registe-se já

Calculadora da ovulação

A sua Gravidez Passo a Passo.
dias
Gerar

Significado e Nomes

Encontre o significado e origem do nome do seu filho(a)

Subscrição Newsletter

Introduza o seu-email Formato inválido! Introduza a palavra-passe A tentar validar dados de acesso... Validação concluída! Aguarde... A carregar...