Mamãs e Bebés

Gravidez

3941

Dormir durante a gravidez. Dicas para um sono descansado

Para uma grávida, dormir ou ter uma noite descansada pode ser uma tarefa mais complicada. Saiba como facilitar o sono durante a gravidez.

Saiba como ter uma noite mais descansada, a cada trimestre:

Primeiro trimestre
Nos primeiros meses de gravidez, é normal que sinta mais sonolência do que o habitual. Por isso, sempre que sentir necessidade de fazer uma sesta, não hesite.

Quando se for deitar, tenha em atenção a temperatura do quarto, a roupa da cama, o pijama que veste... Todos estes fatores são importantes para um sono mais descansado. Opte por um pijama e roupa de cama confortáveis e durante o dia deixe as janelas abertas, para arejar o quarto.

Troque os jantares com amigas e saídas à noite por um brunch ao fim de semana ou um almoço durante a semana. É importante que durma entre 10 a 12 horas por noite nesta fase.

Para relaxar antes de ir dormir, leia um livro ou assista ao seu filme favorito.

O exercício físico leve durante o dia, pode ajudá-la a relaxar à noite. Converse com o seu médico para saber qual o mais indicado.

Apesar dos enjoos ocorrerem maioritariamente pela manhã, há quem sofra deles durante a noite. Para amenizar esta situação, jante cedo e antes de dormir coma algo leve. Não beba muitos líquidos à noite, principalmente água caso sofra de azia.

No trabalho, a seguir ao almoço, tente fazer uma sesta de meia hora. Se não for possível, procure uma zona onde se possa sentar confortavelmente e relaxar.

Segundo trimestre
Vai chegar uma altura em que dormir na sua posição habitual deixa de ser a mais confortável. Depois disso, a posição de lado vai ser a mais confortável e a mais recomendada é a do lado esquerdo, para manter uma boa oxigenação e circulação.

Estará provavelmente na altura de escolher uma camisa de dormir mais larga ou um pijama que não aperte a zona da barriga. Sentir-se confortável é meio caminho andado para adormecer mais facilmente.

Nesta fase também poderá sentir mais calor do que o habitual. Por isso, verifique a temperatura do quarto e a quantidade de roupa que coloca na cama.

Dormir com a cabeça mais elevada do que o corpo também pode ajudar, principalmente se sofre de azia.

Terceiro trimestre
Nesta fase, é normal que a grávida se sinta mais ansiosa, com a chegada do parto, e com maior dificuldade em encontrar uma posição para dormir devido ao tamanho da barriga.

Continue a preferir dormir para o lado esquerdo, pelas razões já indicadas.

Coloque um travesseiro ou uma almofada própria para grávidas entre as pernas. Esta irá servir igualmente para apoiar a barriga.

As dores nas costas podem ser um dos motivos para tirar o sono. Tome um banho de água morna antes de dormir, deixando a água escorrer pelas costas.

Fonte: Sapo LifeStyle

Registe-se
Gratuitamente

para visualizar todo
o conteúdo!

Registe-se já

Calculadora da ovulação

A sua Gravidez Passo a Passo.
dias
Gerar

Significado e Nomes

Encontre o significado e origem do nome do seu filho(a)

Subscrição Newsletter

Introduza o seu-email Formato inválido! Introduza a palavra-passe A tentar validar dados de acesso... Validação concluída! Aguarde... A carregar...