Mamãs e Bebés

Alimentação

Disruptores endócrinos: cuidados a ter


Este nome complicado, que veio a público na década de 90, tem vindo a ganhar cada vez mais importância no meio da comunidade científica, e a futura mamã precisa de conhecer este perigo real. Um disruptor endócrino é um composto sintético que interfere com a comunicação hormonal.


O nosso organismo rege-se pela ação de diferentes hormonas, cuja ação é cuidadosamente controlada por outras tantas hormonas, que paulatinamente e de forma afinada controlam o funcionamento do organismo da mulher grávida e o desenvolvimento do bebé.

Qualquer perturbação neste sistema pode dar uma informação errada às células do bebé, ainda em desenvolvimento e que escutam todas as ordens vindas das hormonas da mamã.

A introdução de disruptores endócrinos na alimentação da grávida poderá influenciar o desenvolvimento do bebé. Muitas vezes podem ser mudanças muitos subtis, mas que podem influenciar a saúde futura desta criança.

Alguns destes compostos competem com as nossas hormonas, e por isso a criança pode ter sorte e receber a ordem certa dada pela hormona da mamã, ou ter o azar de ser o disruptor endócrino a chegar primeiro à célula e esta receber uma ordem errada.

Atualmente conhecem-se diferentes compostos com este tipo de ação – e pode estar a consumi-los diariamente. Diferentes estudos epidemiológicos feitos com crianças com determinadas patologias, revelam algumas associações com o contato com estes compostos durante a gravidez.

A sua Gravidez Passo a Passo.
dias
Gerar

Significado e Nomes

Encontre o significado e origem do nome do seu filho(a)

Subscrição Newsletter

Registe-se
Gratuitamente

para visualizar todo
o conteúdo!

Registe-se já

Calculadora da ovulação

Introduza o seu-email Formato inválido! Introduza a palavra-passe A tentar validar dados de acesso... Validação concluída! Aguarde... A carregar...