Mamãs e Bebés

Pós Parto

corpo

Corpo depois da gravidez: o que muda?

Como fica o corpo da mulher depois da gravidez? A gestação implica muitas mudanças mas, em que medida gerar um bebé muda o corpo da mulher?

Há alterações inerentes à gravidez que desaparecem depois do bebé nascer? Sim, muitas mudanças são normais e revertem após o parto.

Outras podem ser atenuadas ou mesmo evitadas com os cuidados certos durante a gravidez: controlo do peso, alimentação cuidada, boa hidratação da pele e um plano de exercício físico adequado à mulher podem ser decisivos nas formas corporais do pós parto.

Também é importante salientar que cada mulher reage de forma diferente às alterações provocadas pela gestação. Lembre-se que o seu corpo também precisa de tempo para normalizar. Por isso, é necessário atuar preventivamente durante a gravidez, evitar estereótipos e comparações, ter paciência nos primeiros meses e, acima de tudo, usufruir do bebé.

Corpo depois da gravidez: o que muda

Ganho de peso
Muitas mulheres ganham mais peso do que o recomendado durante a gestação. Esse peso extra pode demorar muito tempo e trabalho para ser perdido.

A recomendação sobre o ganho de peso na gestação varia consoante o Índice de Massa Corporal (IMC) avaliado na primeira consulta de vigilância da gravidez e o número de bebés.

A gravidez não é sinónimo de comer por dois, ou três. Numa mulher com peso normal antes de engravidar, recomenda-se um ganho de 11,5 kg a 16 kg no total.

As necessidades energéticas no 1º trimestre são reduzidas (muitas mulheres que sofrem de enjoos e vómito excessivo podem mesmo perder peso) e, por isso, a mulher deve ganhar entre 0,5 a 2kg nos 3 meses.

Forma do peito
Quando parar de amamentar, o seu peito vai retomar ao tamanho e formato anteriores à gravidez. Pode, no entanto, ficar mais flácido. Atividades como a natação podem fortalecer os músculos da zona do peito de forma a sua aparência.

Como em muitos outros aspetos, a prevenção é o melhor remédio. Apesar de a gestação durar, em média, 40 semanas, o seu peito começa a preparar-se muito cedo para a amamentação. Por isso, os seios crescerão gradualmente ao longo da gravidez. Invista em bons soutiens que proporcionem suporte adequado e conforto.

Veja o artigo completo aqui.

Fonte: maemequer.sapo.pt

Registe-se
Gratuitamente

para visualizar todo
o conteúdo!

Registe-se já

Calculadora da ovulação

A sua Gravidez Passo a Passo.
dias
Gerar

Significado e Nomes

Encontre o significado e origem do nome do seu filho(a)

Subscrição Newsletter

Introduza o seu-email Formato inválido! Introduza a palavra-passe A tentar validar dados de acesso... Validação concluída! Aguarde... A carregar...