Mamãs e Bebés

Parto

recem nascido 291

Contacto pele a pele: o melhor início de vida possível

Após 9 longos meses de espera, felicidade, expectativas, ansiedade e receios, chegou o momento de ver o seu bebé. O nascimento é o momento em que mãe e bebé se encontram pela primeira vez face a face, num encontro emotivo, intimista e profundo.

O nascimento marca o início de uma ligação profunda e singular que iremos cuidar e manter por toda a vida. É o momento em que vemos as suas mãozinhas, o cabelo, em que o olhamos nos olhos para o acolher amorosamente e dar as boas vindas. Mas este mútuo reconhecimento exige tempo e disponibilidade.

Contacto pele a pele

No momento logo após o nascimento, o recém-nascido é colocado, despido ou só com fralda, sobre o peito materno.

O toque, odor e temperatura proporcionados pelo contacto pele a pele, de forma contínua e prolongada, é um poderoso estimulante dos sentidos recomendando-se a realização mínima de intervenções durante este período.
O contacto pele a pele é uma das medidas inseridas no quarto passo da política dos “Dez passos para o sucesso no aleitamento materno” definida pela Iniciativa Hospital Amigo dos Bebés, da OMS/ UNICEF (1991), que orienta para:

“Ajudar as mães a iniciar o aleitamento materno na primeira meia hora após o nascimento, ou seja, colocar os bebés em contacto pele a pele com as suas mães imediatamente após o parto durante, pelo menos, uma hora e encorajar as mães a reconhecerem quando os seus bebés revelam sinais que quererem mamar, oferecendo ajuda, quando necessário.”.

Este contacto inicial tem inúmeros benefícios fisiológicos e psicossociais para a mãe e para o bebé. A mãe tem oportunidade de confirmar que está tudo bem com o seu bebé, dissipando muitas dúvidas e receios gerados durante a gravidez.
Assim que a mãe toca, cheira e explora o corpo do recém-nascido, a sensação de bem estar e alívio induz a produção de ocitocina, diminuindo a ansiedade e aumentando a temperatura do peito.

Veja o artigo completo aqui.

Fonte: maemequer

A sua Gravidez Passo a Passo.
dias
Gerar

Significado e Nomes

Encontre o significado e origem do nome do seu filho(a)

Subscrição Newsletter

Registe-se
Gratuitamente

para visualizar todo
o conteúdo!

Registe-se já

Calculadora da ovulação

Introduza o seu-email Formato inválido! Introduza a palavra-passe A tentar validar dados de acesso... Validação concluída! Aguarde... A carregar...