Mamãs e Bebés

Alimentação

shutterstock 428907232aa

Cinco recomendações para uma alimentação saudável na gravidez

1.Coma um pouco mais …mas não por dois!

O mais importante é antes de mais comer melhor para garantir que tanto o seu corpo como o do seu bebé recebem todos os nutrientes que necessitam.

Na prática:

Para satisfazer as suas necessidades nutricionais adicionais, não deve simplesmente aumentar a quantidade de comida às refeições. Corre o risco de ter uma indigestão! Opte por fazer mais um ou dois snacks equilibrados por dia. Por exemplo: 1 copo de leite ou 1 iogurte natural ou 100 g queijo fresco + 1 maçã ou 1 fruta fresca cortada aos pedacinhos.

2. Faça uma alimentação variada

Esta é a chave de uma alimentação equilibrada. Ao comer de tudo um pouco (exceto os alimentos desaconcelhados pelo seu médico) vai ter benefícios de cada um dos alimentos e vai garantir as necessidades de cada um dos nutrientes essenciais.

Crie o hábito de consumir "5 porções de fruta e vegetais por dia". Boas opções que o podem ajudar a incluir mais destes alimentos ao seu dia-a-dia são sumos de fruta naturais, sopas de legumes, saladas coloridas. Se não gosta de determinados alimentos, como por exemplo, frango, pode simplesmente substituí-lo por outra fonte de proteína, como leguminosas ou peixe..

3. Encontre o seu equilíbrio

Para manter uma gravidez e bebé saudável, é importante ganhar peso durante a gravidez. O seu peso deverá ser acompanhado por um médico para garantir que está tudo dentro dos parâmetros esperados.

Na prática:

Durante a gravidez, deve evitar consumir alimentos ricos em gordura saturada ou açucarados refinados (por ex. bolos e doces) sempre que possível, pois ofereçem pouco valor nutricional a si e para o seu bebé. Se se sentir confortável pode fazer três refeições equilibradas e um ou dois lanches por dia. Para evitar quebras de energia, opte por alimentos ricos em hidratos de carbono complexos como cereais, leguminosas, batatas, etc. e alimentos ricos em fibra, como a fruta e vegetais, que a vão deixar saciada por mais tempo.

4. Não salte refeições

Idealmente, foque-se em três refeições completas e equilibradas, para manter os seus níveis de energia estáveis ao longo do dia. Tente comer à hora das refeições, mesmo que não tenha muita fome, sobretudo o pequeno-almoço que é uma refeição especialmente importante para que possa iniciar o dia com energia e boa-disposição.

Na prática:

Se por ventura não conseguir comer de manhã, seja prática e foque-se em coisas que pode levar facilmente consigo, como um sumo de fruta (de preferência natural), uma peça de fruta ou frutos secos, para se manter abastecida até ter oportunidade de se sentar a fazer uma refeição mais adequada.

Veja o artigo completo aqui.

Fonte: nestlebebe.pt

A sua Gravidez Passo a Passo.
dias
Gerar

Significado e Nomes

Encontre o significado e origem do nome do seu filho(a)

Subscrição Newsletter

Registe-se
Gratuitamente

para visualizar todo
o conteúdo!

Registe-se já

Calculadora da ovulação

Introduza o seu-email Formato inválido! Introduza a palavra-passe A tentar validar dados de acesso... Validação concluída! Aguarde... A carregar...