Mamãs e Bebés

Vacinação

noticia

Bebé nasce com anticorpos contra a covid-19 depois de mãe ser vacinada. É o primeiro caso conhecido.

Profissional de saúde deu à luz um bebé com anticorpos contra a covid-19. Mãe tinha recebido a primeira dose da vacina da Moderna três semanas antes. Pediatras que acompanharam o caso dizem que são precisos mais estudos para perceber a eficácia das vacinas em grávidas.

Uma profissional de saúde norte-americana, e que tem estado na linha da frente do combate à pandemia no estado de Florida, deu à luz um bebé com anticorpos contra a covid-19.
A mãe foi vacinada com a primeira dose da vacina da Moderna no fim de Janeiro, quando estava nas 36 semanas de gestação. Quando deu à luz, três semanas depois, as análises ao sangue do bebé, do sexo feminino, revelaram que já tinha anticorpos contra a doença.

Os detalhes da descoberta são descritos num artigo que foi pré-publicado na plataforma MedRxiv e que aguarda agora revisão dos pares para confirmar se este é, tal como avançam os pediatras que acompanharam o parto, o primeiro caso deste tipo a ser conhecido.
No artigo, os médicos dizem que analisaram uma amostra do sangue do cordão umbilical da menina, que nasceu “saudável e vigorosa”, e que os anticorpos “foram detectados no momento do parto”.
“Demonstramos que os anticorpos contra o SARS-CoV-2 são detectáveis numa amostra de sangue do cordão umbilical de recém-nascidos depois de uma única dose da vacina da Moderna”, lê-se nas conclusões do artigo. “Assim, existe potencial para que a protecção e redução do risco de infecção do SARS-CoV-2 possa ser alcançada com a vacinação das mães.”

Leia este artigo completo aqui.

Fonte: Jornal Público

Registe-se
Gratuitamente

para visualizar todo
o conteúdo!

Registe-se já

Calculadora da ovulação

A sua Gravidez Passo a Passo.
dias
Gerar

Significado e Nomes

Encontre o significado e origem do nome do seu filho(a)

Subscrição Newsletter

Introduza o seu-email Formato inválido! Introduza a palavra-passe A tentar validar dados de acesso... Validação concluída! Aguarde... A carregar...