Mamãs e Bebés

Pós Parto

vagin

A vagina fica diferente depois de um parto normal?

É do conhecimento geral que a gravidez e o parto trazem mudanças físicas, umas mais percetíveis, outras mais incómodas, mas que na maioria dos casos conseguimos fazer com que elas voltem ao seu estado natural. A vagina não é exceção. Ao contrário do que algumas grávidas possam pensar, o parto vaginal não alarga a vagina.

Durante a gestação, as mudanças hormonais, o aumento de peso, e sobretudo o peso acrescido que carregam, acaba por sobrecarregar os músculos do assoalho pélvico, músculos responsáveis por suportar todo esse peso e de salvaguardar, assim, o desenvolvimento do bebé. Ainda assim, a manutenção da sua força e elasticidade deve ser trabalhada para que volte à sua forma inicial no pós-parto.

A vagina fica diferente depois de um parto normal?

No caso de enfraquecimento destes músculos, alguns órgãos podem assumir posições diferentes originando complicações, como por exemplo, a perda involuntária de urina. Os músculos podem também ficar menos tonificados, podendo causar dor e perda de sensibilidade nas relações sexuais.

O uso rotineiro de episiotomia (corte no períneo para permitir saída do bebé), também torna estes músculos mais enfraquecidos, e devido ao incómodo que causa, pode ter impacto negativo na qualidade de vida da mulher e do casal.

Também o avançar da idade, e não por motivos direcionados só ao parto, os músculos podem vir a enfraquecer por consequência natural, mas se os formos fortalecendo ao longo da vida, poderemos ter menos hipótese de sermos alvo destas complicações.

A melhor solução é sempre atuar preventivamente, seguindo um plano regular de exercícios para fortalecer e tonificar os músculos. À semelhança dos restantes músculos do corpo, o períneo deve ser exercitado regularmente para se manter forte e resistente.

Veja o artigo completo aqui.

Fonte: maemequer.sapo.pt

Registe-se
Gratuitamente

para visualizar todo
o conteúdo!

Registe-se já

Calculadora da ovulação

A sua Gravidez Passo a Passo.
dias
Gerar

Significado e Nomes

Encontre o significado e origem do nome do seu filho(a)

Subscrição Newsletter

Introduza o seu-email Formato inválido! Introduza a palavra-passe A tentar validar dados de acesso... Validação concluída! Aguarde... A carregar...