Mamãs e Bebés

Cuidados Médicos

2

10 curiosidades sobre os mamilos

Apesar de serem uma parte do nosso corpo, provavelmente há muitas curiosidades sobre os mamilos que desconhece. As mamas são uma parte do corpo geradoras de muitas emoções, tanto para mulheres como para homens. Mais do que fontes de alimentação, as mamas estão carregadas de simbolismo, acumulado ao longo da civilização humana. Podem ainda, como sabemos, ser um forte objeto de prazer e atração sexual. São alvo de enorme atenção nos meios de comunicação. Não é para menos que se tem testemunhado um número cada vez maior de cirurgias de aumento mamário pois esses meios bombardeiam-nos com imagens das mamas perfeitas.


Há mamas de todo o género e feitios, assim como os mamilos. Os mamilos podem variar muito de pessoa para pessoa. A mesma pessoa pode ter dois mamilos totalmente diferentes. Ou até três…!

Saiba 10 curiosidades sobre os mamilos, algumas das quais o poderão deixar boquiaberto.

1. Há entre 4 a 8 tipos de mamilos
Os mamilos podem ser protrusos, invertidos, planos, compridos ou sem classificação (múltiplos ou divididos). Sabia que a mesma pessoa pode ter um mamilo protruso e o outro invertido. A combinação de mamilos pode totalizar oito!

2. Os mamilos eram usados para diagnosticar o estado de saúde das mulheres
Pois é, a medicina está sempre a evoluir e os procedimentos a mudar. Em tempos que já lá vão, os mamilos eram um dos principais fatores de avaliação do estado de saúde das mulheres. Acontece que os médicos e enfermeiros faziam os seus diagnósticos baseados grandemente na cor dos mamilos! Hoje em dia, felizmente este tipo de diagnóstico não é usado.

3. Mamilo e aréola são partes distintas
O mamilo não é a aréola. Com efeito, o mamilo é a parte mais central da mama e está ligado às glândulas mamárias, responsáveis pela produção de leite. Por usa vez, a aréola é a área com coloração mais escura que circunda o mamilo.

4. Uma aréola pode apresentar dois mamilos
Sim, pode, e há um nome para a existência de dois mamilos na mesma aréola. A isto chama-se mamilo duplo ou bifurcado. E sim, ambos os mamilos da mesma aréola podem também produzir leite. Essa capacidade dependerá, naturalmente, do sistema de ductos mamários. Apesar desta capacidade, os mamilos duplos ou bifurcados poderão causar problemas ao bebé pois podem ser demasiado largos para a boca.

5. É possível ter vários mamilos
Há mais pessoas do que pensa, incluindo famosos, que possuem mais que dois mamilos. Por exemplo, o ator Mark Wahlberg possui três mamilos e o cantor Harry Styles da banda One Direction possui quatro mamilos! Calcula-se que 1 em cada 18 pessoas possui vários mamilos. Este fenómeno é conhecido como mamilos supernumerários e está bem documentado. Existe um relato de uma mulher de 22 anos que tinha um mamilo no pé, completo com tecido adiposo, glândulas, folículos de pelo… Outra mulher tinha um mamilo na coxa com tecido mamário completo, que produziu leite após dar à luz. Há ainda outro relato de um homem com…sete mamilos!

6. Há quem nasça sem mamilos
Sem dúvida, apesar de ser uma condição muito rara. É possível nascer com atélia, ou seja, com ausência de mamilos. Para tratar este problema é necessária uma intervenção cirúrgica de reconstrução mamária. O tecido para essa reconstrução pode ser retirado tanto dos glúteos, dorso ou abdómen do paciente.

Veja o artigo completo aqui.

Fonte: maemequer.sapo.pt

Registe-se
Gratuitamente

para visualizar todo
o conteúdo!

Registe-se já

Calculadora da ovulação

A sua Gravidez Passo a Passo.
dias
Gerar

Significado e Nomes

Encontre o significado e origem do nome do seu filho(a)

Subscrição Newsletter

Introduza o seu-email Formato inválido! Introduza a palavra-passe A tentar validar dados de acesso... Validação concluída! Aguarde... A carregar...