Mamãs e Bebés

Cuidados gerais

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10 Conselhos para uma boa noite de sono

Durante a gravidez, o padrão e a qualidade do sono são modificados. O primeiro trimestre, pelo efeito das hormonas, geralmente é marcado por um grande cansaço, provocando à futura mamã o desejo de continuar a dormir durante o dia. No segundo trimestre as coisas tendem a recuperar o seu ritmo. No entanto, o terceiro trimestre é assinalado por insónias e noites agitadas. Felizmente, existem algumas soluções simples para voltar a dormir como um bebé:

1. Relaxe! Os problemas de sono estão com frequência relacionados com ansiedade, que aumenta à medida que o nascimento do bebé se aproxima. Não hesite em falar disto com o seu médico ou enfermeira; eles podem tranquilizá-la. Alguns cursos de preparação para o parto podem ajudá-la a entender melhor a sua gravidez e irão ensiná-la a escutar o seu corpo.

2. Porque não pratica alguma atividade física suave como a yoga? Os problemas de sono estão frequentemente relacionados à falta de atividade. Além disso, também a vão ajudar a relaxar.

3. A partir do terceiro trimestre, deve dormir de lado, de preferência para o seu lado esquerdo. Com a barriga grande e redonda, esta é a posição mais confortável: desta forma não pressiona a veia cava que está à direita do útero.

4. Faça refeições leves que sejam fáceis de digerir. Evite alimentos pesados ou ricos em gordura.

5. Evite as bebidas estimulantes como o café e o chá, especialmente depois das 16h ou 17h. Em vez disso, prefira infusões calmantes, como a camomila, ou talvez um pouco de leite morno.

Veja o artigo completo aqui.

Fonte: nestlebebe.pt

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