Mamãs e Bebés

Comportamento e desenvolvimento do bebé

bebe recem nascido dormir 759

O vínculo com o bebé é instantâneo e automático?

No seu livro “On Becoming a Family – The Growth of Attachment” (edição 1981), o pediatra norte-americano T. Berry Brazelton afirma:

“O apego, em relação a um novo bebé, não acontece da noite para o dia. Muitos pais acham tentador crer que ter um bebé e ligar-se a ele é algo instintivo e que toda a gente está “pronta” para assumir o papel de pai ou de mãe, quando o bebé chega.” que quando o parto corre normalmente, “o vínculo com o bebé está assegurado e será intensamente gratificante“.

O vínculo com o bebé é instintivo mas não é instantâneo e automático.
O vínculo com o bebé é instintivo mas não é instantâneo e automático. O vínculo entre pais e bebé é antes um processo contínuo. A pressão para que os pais façam tudo certo, no momento correto, diminui a calma e a autoconfiança dos pais que se sentem impelidos a compreender todas as necessidades do bebé e a responder-lhes de modo imediato.

Para além disso, o mito de que o vínculo é imediato, que não requer tempo e convivência, aumenta esse sentimento de culpa dos pais.

Aprender a ser uma mãe ou pai é, para a maioria das pessoas, um complexo processo.
Para além das expectativas dos próprios pais em relação à parentalidade, há uma bagagem que trazem das suas próprias experiências enquanto filhos. Uma imagem que têm do que é ser mãe ou pai segundo a sua própria experiência.

Alguns decidem que vão fazer tudo de outra forma com o seu filho, outros compreendem agora melhor as motivações dos seus próprios pais. Para além disso, hoje em dia, são raros os pais que vêem de famílias grandes, com muitas crianças.

As referências e o suporte familiar é menor do que há alguns anos atrás em que os irmãos mais velhos tinham a seu cargo cuidar dos mais novos assumindo, muitas vezes, essa responsabilidade no dia-a-dia.

Atualmente, a pressão em “fazer tudo bem“, priva os pais do essencial que é desfrutar ao máximo do seu bebé. Estar em sintonia com o bebé exige tempo e conhecimento recíprocos. Mas o apego não é um vínculo que se estabelece apenas dos pais para o bebé mas deste para com os pais.

Hoje sabe-se que o bebé nasce preparado para interagir com os seus cuidadores e responder aos eventos importantes do seu ambiente. O recém-nascido não é só um ser amorfo que come e dorme a maior parte do tempo.

Ao mesmo tempo que interage, o bebé cresce. Desenvolve o seu sistema nervoso e motor, base do seu progresso contínuo.

 

Veja o artigo completo aqui.

Fonte: maemequer

A sua Gravidez Passo a Passo.
dias
Gerar

Significado e Nomes

Encontre o significado e origem do nome do seu filho(a)

Subscrição Newsletter

Registe-se
Gratuitamente

para visualizar todo
o conteúdo!

Registe-se já

Calculadora da ovulação

Introduza o seu-email Formato inválido! Introduza a palavra-passe A tentar validar dados de acesso... Validação concluída! Aguarde... A carregar...