Mamãs e Bebés

Infertilidade

noticia

Quando queremos que a gravidez aconteça e não acontece

O tema da contraceção que durante muito tempo ocupou a nossa preocupação é transversal a todos nós. Todos sabemos como evitar a gravidez. Mas, e quando queremos que ela aconteça e não acontece?

O adiamento da maternidade para  uma fase mais tardia, de maior estabilidade profissional, tem levado a que se pense na fertilidade depois dos 35 anos na mulher. Nessa altura, a reserva ovárica das mulheres já começou a diminuir, caindo a pique aos 40 anos. Para além disso, tem-se verificado um declínio da fertilidade masculina, como conclui uma metanálise publicada por Shanna Swan, uma das líderes mundiais em epidemiologia ambiental e reprodutiva, que reporta uma diminuição de 0,7 milhões de espermatozoides por mL por ano, refletindo-se numa redução de 50-60% da contagem de espermatozoides entre 1973 e 2011.

Apesar dos tratamentos de procriação medicamente assistida terem evoluído bastante, continuamos a ter taxas de gravidez na fertilização in vitro abaixo dos 5%, após os 43 anos de idade da mulher.

Mas quais são as causas?

 

Veja o artigo completo aqui.

Fonte: Sapo Lifestyle

A sua Gravidez Passo a Passo.
dias
Gerar

Significado e Nomes

Encontre o significado e origem do nome do seu filho(a)

Subscrição Newsletter

Registe-se
Gratuitamente

para visualizar todo
o conteúdo!

Registe-se já

Calculadora da ovulação

Introduza o seu-email Formato inválido! Introduza a palavra-passe A tentar validar dados de acesso... Validação concluída! Aguarde... A carregar...