Mamãs e Bebés

Concepção e ovulação

capturar

Qual a diferença entre fecundação e nidação?

Se está a tentar engravidar pela primeira vez, é normal que tenha muitas dúvidas em relação à fertilidade e conceção. Uma dúvida comum é perceber a diferença entre fecundação e nidação. É sobre estes dois conceitos que vamos falar neste artigo.

Qual a diferença entre fecundação e nidação?

Uma conceção bem-sucedida passa por três fases essenciais: ovulação, fertilização e implantação do óvulo. Estas etapas iniciais da gestação são de grande sensibilidade para o desenvolvimento embrionário e para a continuação da gravidez.

Fecundação
A fecundação corresponde ao momento em que o espermatozoide atinge o óvulo e perfura com sucesso a sua membrana externa dando origem a uma célula única.

Cerca de 14 dias após o início do ciclo menstrual (considerando um ciclo de 28 dias) ocorre a fecundação. Nesta fase da conceção, o espermatozoide une-se ao óvulo para formar uma única célula (zigoto) com a mistura dos cromossomas de ambos os progenitores (23 cromossomas de cada um).

Após a fecundação, o zigoto começa a dividir-se e a multiplicar-se ao mesmo tempo que desliza ao longo das trompas de Falópio em direção ao útero, onde se irá alojar (implantação).

Em breve, as células começam a diferenciar-se entre si para formar as diversas partes do corpo (pele, ossos, cartilagem, etc.) e órgãos do embrião.
Os espermatozoides conseguem viver entre 3 a 5 dias no aparelho genital feminino e os óvulos podem ser fecundados por cerca de 24 horas.

Nidação
O termo nidação refere-se ao momento de implantação do embrião na parede uterina.

Após a fecundação nas trompas de Falópio, o óvulo fertilizado inicia a sua lenta viagem a caminho do útero. Para que a gravidez evolua, o ovo precisa de se fixar no interior do útero, processo a que se dá o nome de nidação.
O óvulo fecundado leva 5 a 10 dias a chegar ao útero, é após a nidação o seu corpo começa agora a produzir a hormona da gravidez, a denominada gonadotropina coriónica humana (hCG), a mesma que é detetada nos testes de gravidez de farmácia.

Veja o artigo completo aqui.

Fonte: mãemequer

Subscrição Newsletter

Registe-se
Gratuitamente

para visualizar todo
o conteúdo!

Registe-se já

Calculadora da ovulação

A sua Gravidez Passo a Passo.
dias
Gerar

Significado e Nomes

Encontre o significado e origem do nome do seu filho(a)

Introduza o seu-email Formato inválido! Introduza a palavra-passe A tentar validar dados de acesso... Validação concluída! Aguarde... A carregar...