Mamãs e Bebés

Concepção e ovulação

consulta by 40weeks ua

A Consulta Preconcecional

Antes de tentar engravidar o casal deve estar ciente das alterações associadas a uma gravidez e, posteriormente, a um filho. Daí a importância de serem acompanhados, por um médico e por um enfermeiro, desde o momento em que pensam em engravidar. Assim dispõem previamente do apoio de profissionais, em quem têm confiança e a quem podem recorrer desde o início desta aventura.

Quando o casal decide engravidar, caso seja uma gravidez planeada e desejada, é importante que marquem uma consulta no ginecologista ou médico de família, antes de abolir quaisquer métodos contracetivos que estejam a utilizar.

É importante referenciar que, o período de maior sensibilidade do embrião/feto é entre os 17 e os 56 dias, e muitas vezes pode ser difícil reconhecer que está grávida e marcar uma consulta de obstetrícia dentro desta altura. Além disso, os comprimidos de ácido fólico, nutriente essencial à formação do futuro sistema nervoso do embrião, devem ser iniciados cerca de 2 meses antes de engravidar, ou seja, logo na consulta preconcecional.

Durante a consulta preconcecional será feita uma avaliação do estado de saúde da mulher, o levantamento das suas doenças e do seu companheiro, e eventual medicação crónica que necessite de ser ajustada ou substítuida. História familiar de doenças congénitas e eventual encaminhamento para rastreio, consumo de álcool, tabaco e drogas deve ser abolido se possível, e discutir a eventual exposição a tóxicos que possam causar malformações fetais.

O médico provavelmente irá pedir análises de sangue ao casal, para despiste de algumas doenças e infeções sexualmente transmissíveis e para saber o grupo de sangue. Também as vacinas são um ponto importante a ter em conta, e se não estiverem em dia serão encaminhados para a vacinação.

Veja artigo completo aqui.
Fonte: VouNascer

Registe-se
Gratuitamente

para visualizar todo
o conteúdo!

Registe-se já

Calculadora da ovulação

A sua Gravidez Passo a Passo.
dias
Gerar

Significado e Nomes

Encontre o significado e origem do nome do seu filho(a)

Subscrição Newsletter

Introduza o seu-email Formato inválido! Introduza a palavra-passe A tentar validar dados de acesso... Validação concluída! Aguarde... A carregar...