Mamãs e Bebés

Cuidado ao bebé

chupeta 1

Tudo sobre chuchas (segundo uma pediatra)

Sei que nos últimos anos, o uso da chucha tem sido francamente vilificado: há muitas questões negativas em torno da chucha. Que leva a que os bebés confundam a mama e não saibam mamar; que faz com que a anatomia da boca do bebé se altere e seja preciso recorrer à ortodôncia; que aumenta o risco de cáries dentárias. Na prática, tudo certo.

Mas então, se o uso da chucha é inerentemente um problema, porque é que os bebés continuam a usar chucha? E mais: se as chuchas são tão desaconselhadas, o que dizer das chuchas hiper-super-hipters, em diferentes tons de pastel, com aba e tetina redonda que se veem atualmente, numa espécie de invocação revivalista das chuchas dos anos 30 do século passado? Antes de mais, vou tentar clarificar 2 tópicos: os eventuais benefícios da chucha. E sim, eles existem!

Benefícios da chucha
Primeiro: sabemos que a utilização de chucha está associada à redução do risco de morte súbita no lactente. Ou seja, pelo facto de ter uma sucção activa, o bebé parece ficar protegido destes acontecimentos. Como se sabe isto ao certo? Puramente por associação estatística com os relatos de caso de síndrome de morte súbita.

Para quem não sabe, a morte súbita do lactente descreve exactamente a morte súbita, inesperada e silenciosa de um bebé com menos de 6 meses, no leito, durante o sono. É o principal motivo da grande preocupação que todos os pediatras têm sobre a segurança do bebé nos primeiros 6 meses.

(...)
 
Um artigo da médica pediatra Joana Martins.
 
 
Fonte: Sapo Lifestyle

 

Registe-se
Gratuitamente

para visualizar todo
o conteúdo!

Registe-se já

Calculadora da ovulação

A sua Gravidez Passo a Passo.
dias
Gerar

Significado e Nomes

Encontre o significado e origem do nome do seu filho(a)

Subscrição Newsletter

Introduza o seu-email Formato inválido! Introduza a palavra-passe A tentar validar dados de acesso... Validação concluída! Aguarde... A carregar...