Mamãs e Bebés

Cuidado ao bebé

dormir bebe

Técnicas para o seu bebé dormir como um anjo

Três especialistas explicam porque devem as crianças devem ter bons hábitos de sono e deixam os seus conselhos para os pais aprenderem a adormecer os bebés
O conhecido aforismo “Deitar cedo e cedo erguer, dá saúde e faz crescer!” não é apenas uma frase que se diz na altura de mandar as crianças para a cama. Dormir “é vital para a saúde, porque influencia o desempenho físico, mental e emocional do dia a dia”, explicam Marta Marques (psicóloga educacional), Cláudia Xavier (enfermeira especialista em saúde infantil e pediatria) e Sandra Marques (médica internista e especialista em medicina do sono). As especialistas da Clínica Lusíadas Almada notam que o sono tem “um papel biológico essencial desde o período intrauterino”, desde a fase de crescimento e desenvolvimento da infância e adolescência à “estabilização da idade adulta, até aos cabelos brancos da terceira idade”.

A razão é simples: o sono regulador e “reparador”, diz Sandra Marques, tem várias funções, como “a conservação de energia, o restabelecimento dos vários sistemas orgânicos, a regulação da temperatura corporal e da tão importante imunidade, assim como a promoção das funções cognitivas”.  Além disso, acrescenta Cláudia Xavier, não nos podemos esquecer de que “90% da hormona de crescimento é libertada” durante o sono. 

A GH (grow hormone) ou hormona de crescimento é a substância produzida pela glândula pituitária, a glândula mestra que controla a maior parte de todas as outras glândulas do nosso corpo. Esta GH “estimula outras hormonas”, explica a internista, que, em conjunto com esta, “viajam através da corrente sanguínea e provocam o crescimento e o desenvolvimento das células de todo o organismo”, estruturando o tecido ósseo, muscular, a pele e os órgãos internos.

Já se sabe que o sono dos bebés não é igual ao dos adultos, e é essencial saber que existem diferenças para se perceber como é importante que os bebés aprendam a dormir. 

Os conselhos das especialistas dos Lusíadas para os pais aprenderem a adormecer os bebés 

Desde o nascimento, é importante que o bebé seja educado a ser deitado acordado e não a dormir.

O ritual que antecede o ir para a cama – muito importante – deve ser sempre idêntico, calmo e não precedido de brincadeiras estimulantes. Por exemplo, vestir o pijama, lavar os dentes, ouvir uma história sem elementos assustadores e, de seguida, apagar a luz.

Para aumentar o conforto e a segurança, recomenda-se o uso de um “objeto de transição”, que pode ser um boneco, a chupeta ou uma fralda. Este objeto tem um efeito tranquilizante e deve ser usado exclusivamente para adormecer, para que o bebé possa associá-lo ao sono.

Caso desperte durante a noite e chore a chamar pelos pais, deve ser tranquilizado sem ser retirado do quarto. Deve deitá-lo e dar-lhe o objeto com que habitualmente dorme.

Quando um bebé nasce, dorme muitas horas, mas não o faz de forma contínua – “fá-lo por etapas. As horas de sono são acumulativas… todos os minutinhos de olho fechado entram para a bolsa de horas”, observa Marta Marques. Como ainda não têm o relógio biológico “afinado”, os ciclos de sono não estão relacionados com a noite e o dia. 

A psicóloga adianta que, de acordo com alguns estudos, “é entre o 4º e o 12º mês que se devem estabelecer hábitos de sono saudáveis”, dado que, nesta fase, o bebé torna-se mais sociável e os seus padrões de sono começam a assemelhar-se aos do adulto. Ter um sono saudável é importante para o desenvolvimento normal da criança e “vital para otimizar a capacidade de aprender, regular as suas emoções e comportamentos”, nota. É durante o sono que guardamos e consolidamos a informação que adquirimos diariamente. 

Rotinas para estabelecer padrões de sono

De acordo com as especialistas dos Lusíadas, quanto mais tarde se iniciarem os bons hábitos de sono, mais difícil será a sua implementação

Interagir tranquilamente com o bebé, apenas para alimentá-lo e mudar-lhe a fralda

Não responder de imediato, caso o bebé se mexa ou emita algum som (pode estar a sonhar)

Criar uma rotina com um ritual a preceder a ida para a cama que seja sempre idêntico

Promover um horário regular para ir dormir, todos os dias, incluindo os fins de semana

Não adormecer o bebé ao colo. Deve deitá-lo com o seu objeto de transição (boneco, chupeta)

Proibição de alimentos com açúcar após o lanche

Não adormecer o bebé em local que não seja a própria cama

Evitar brincadeiras estimulantes antes de adormecer

Não permitir a utilização de ecrãs (telemóvel, tablet) após o jantar 

 

Fonte: Visão

Subscrição Newsletter

Registe-se
Gratuitamente

para visualizar todo
o conteúdo!

Registe-se já

Calculadora da ovulação

A sua Gravidez Passo a Passo.
dias
Gerar

Significado e Nomes

Encontre o significado e origem do nome do seu filho(a)

Introduza o seu-email Formato inválido! Introduza a palavra-passe A tentar validar dados de acesso... Validação concluída! Aguarde... A carregar...