Mamãs e Bebés

Complicações na gravidez

2020 11 17 ds o meu bebé nasceu prematuro e agora

O meu bebé nasceu prematuro e agora?

Um recém-nascido prematuro ou pré-termo é aquele que nasce com menos de 37 semanas de gestação. Os bebés que nascem antes das 28 semanas de gestação e/ou que pesam menos de 1000gr, são apelidados de prematuros extremos ou grandes prematuros. Nestes bebés, há maior probabilidade de haver sequelas e que estas sejam mais graves.

O nascimento de um bebé é sempre um acontecimento mágico e inesquecível! Quando este nascimento se verifica antes do tempo, os papás confrontam-se com uma realidade diferente do que anteciparam e são invadidos por uma catadupa de sentimentos e emoções. A revolta, o medo, a angústia e a ansiedade são comuns; não se sintam sozinhos!

Como é um bebé prematuro? Um bebé prematuro não é apenas um bebé mais pequeno e com menos peso, tem a pele mais fina, brilhante e, por vezes, está coberta de lanugo (uma penugem). As veias destes bebés são mais visíveis porque tem menos gordura debaixo da pele. Tem pouco ou nenhum cabelo. A cabeça é muito grande em relação ao corpo e as orelhas são molinhas. Não se preocupe, com o tempo, o seu bebé terá a pele e o aspecto de um bebé a termo!

Como nasceu antes do tempo, os órgãos e sistemas do bebé prematuro são imaturos. Assim, pode necessitar ajuda para respirar. Os internamentos em unidades de cuidados intensivos e intermédios são frequentes.

A alimentação destes bebés é um desafio! Os reflexos de sucção e deglutição são muito fracos ou estão ausentes. A subida de leite pode atrasar e o estabelecimento da amamentação é mais difícil. Nestes casos ainda faz mais sentido amamentar apesar das dificuldades. O leite materno é de extrema importância para a nutrição destes pequenos guerreiros! Procure um profissional especializado em amamentação que vos ajude nesta jornada!

Os músculos são mais fracos, por isso os prematuros mexem-se pouco e não conseguem levantar os braços e as pernas. A sua capacidade de regular a temperatura corporal também está reduzida, precisando de estar sempre em ambientes mais quentinhos e aconchegantes que os bebés a termo.

O método canguru é óptimo para manter e regular a temperatura dos bebés prematuros. Privilegie este método e o toque ao seu bebé durante o internamento mas também quando forem para casa. O baby wearing é outra das minhas recomendações habituais!

Vão haver muitas consultas médicas. Esteja preparado para fazer muitas visitas as diferentes especialistas nos primeiros anos de vida do seu filhote. Só desta forma nós enquanto profissionais de saúde podemos vigiar de perto a evolução do seu bebé e garantir que não nos escapa nada.

 

Fonte: blogue MaisBebé

Registe-se
Gratuitamente

para visualizar todo
o conteúdo!

Registe-se já

Calculadora da ovulação

A sua Gravidez Passo a Passo.
dias
Gerar

Significado e Nomes

Encontre o significado e origem do nome do seu filho(a)

Subscrição Newsletter

Introduza o seu-email Formato inválido! Introduza a palavra-passe A tentar validar dados de acesso... Validação concluída! Aguarde... A carregar...