Mamãs e Bebés

Cuidado ao bebé

chupeta 3

Como escolher a melhor chupeta para o bebé?

As chupetas são um essencial de qualquer lista de maternidade para alguns pais e alvo de muitas teorias. Se alguns papás e bebés acabam por não as utilizar, a verdade é que a grande maioria dos bebés tem um reflexo de sucção elevado e a chupeta pode ser o seu melhor companheiro. Mas como escolher a melhor chupeta para o bebé entre tantas escolhas?
 
Escolher a chupeta: para que idade comprar?
 
O reflexo de sucção pode começar, em alguns bebés, ainda durante o seu desenvolvimento na barriga da mãe. Noutros casos, essa necessidade começa após o nascimento e termina…quando a criança decidir!
 
De um modo geral, a necessidade de sucção começa a diminuir aos 22 meses, mas pode prolongar-se durante mais tempo. A escolha da chupeta deve ter em conta a idade do bebé para se evitar possíveis deformações no palato da criança.
 
Escolher uma chupeta adaptada à idade da criança faz com que esta esteja também adaptada à sua cavidade bucal.
 
Normalmente encontramos no mercado três categorias de idade nas chupetas:
 
0 a 3 meses: podem ser utilizadas logo desde o nascimento. O tamanho da tetina é adaptada ao palato dos recém-nascidos e até aos seus 3 meses.
3 a 6 meses: a tetina destas chupetas é mais volumosa, adaptada ao palato evoluído de um bebé dessa idade.
A partir dos 6 meses: a tetina é significativamente maior e mais larga, para evitar o risco de asfixia, e totalmente adaptada ao palato e cavidade bucal de bebés mais velhos.
 
Borracha natural: quais as vantagens?
No momento de escolher uma chupeta, existem diferentes materiais disponíveis e nem sempre é fácil decidir qual o melhor. Dois materiais prevalecem como os mais populares: os de borracha (ou látex) e os de silicone.
 
A chupeta, por ser um objeto que está diretamente em contacto com o bebé, deve ser o mais segura possível. Proteger a saúde e bem-estar do bebé é também sinónimo de adquirir produtos não tóxicos e feitos com o máximo de substâncias naturais possíveis.
 
A borracha natural é uma alternativa segura e saudável para as chupetas dos bebés. Sem nenhum ingrediente tóxico na sua composição, são muito mais naturais do que as chupetas de silicone. As chupetas de silicone são um produto sintético, enquanto que a borracha natural vem da natureza!
 
As chupetas de borracha natural são também biodegradáveis, muito mais higiénicas e por não terem junções nem fissuras, não acumulam sujidade nem bactérias sendo muito fáceis de limpar.
 
Que forma de chupeta escolher?
As chupetas são feitas e usadas para proporcionar conforto e segurança ao bebé. A forma que escolher para a chupeta é muito importante! Podem diferir no formato do escudo, pega e tetina. No mercado, encontramos vários tipos sendo as características de cada formato de tetina o principal a ter em conta:
 
As chupetas anatómicas ou ortodônticas
As chupetas anatómicas ou ortodônticas têm uma parte plana e outra curva. A parte plana ajuda a apoiar melhor a língua do bebé para o ajudar a engolir sem qualquer dificuldade, sendo que o lado curvo estimula o desenvolvimento do paladar à medida que o bebé cresce.
 
As chupetas redondas
As chupetas redondas são recomendadas sobretudo para bebés que são amamentados. Esta forma é a mais similar à forma da mama da mãe, proporcionando assim um maior conforto e segurança ao bebé.
 
As chupetas ovais ou reversíveis
As chupetas ovais ou reversíveis podem ser colocadas na boca nos dois sentidos, sendo que a tetina tem uma forma simétrica. Adaptam-se perfeitamente ao palato da criança, ajudando a desenvolver o crescimento dos dentinhos de forma saudável.
 
São muito práticas, pois o bebé pode colocá-la facilmente na boca sem problemas de mau posicionamento.
 
O mais importante durante a escolha de uma chupeta é o conforto e segurança que ela proporciona ao bebé. Uma chupeta ajuda o bebé ou criança a estar mais confortável, a libertar as suas tensões e a fazer com que se sinta mais seguro (quando a maminha da mãe não é uma opção durante 24h por dia).
 
Fonte: rebento.pt

Registe-se
Gratuitamente

para visualizar todo
o conteúdo!

Registe-se já

Calculadora da ovulação

A sua Gravidez Passo a Passo.
dias
Gerar

Significado e Nomes

Encontre o significado e origem do nome do seu filho(a)

Subscrição Newsletter

Introduza o seu-email Formato inválido! Introduza a palavra-passe A tentar validar dados de acesso... Validação concluída! Aguarde... A carregar...