Mamãs e Bebés

Cuidado ao bebé

dormir bebe 2

10 conselhos para um sono seguro no 1º ano de vida do seu bebé

10 dicas para o vosso bebé dormir um sono seguro:

1. Posição
O bebé deve ser deitado de barriga para cima. Se estiver a usar lençóis coloque o bebé com os pés perto do fundo do berço de forma a ficar com o lençol ao nível do peito e axilas, com a cabeça destapada.

Os estudos demonstram que não há aumento do risco de aspiração do vómito por o bebé dormir de barriga para cima: se ele bolsar ele próprio lateraliza a cabeça.

Eleve ligeiramente a cabeceira, com uma cunha, almofada ou um toalhão por baixo do colchão do berço, tem é que dar estabilidade ao colchão, diminuindo assim o risco do bebé bolçar

2. Cama
O berço ou alcofa devem ser seguros e práticos de aceder. Se tiver grades deve usar uma proteção como os contornos próprios de berço de materiais suaves e que permitam que o ar circule pelo tecido.

Brinquedos, almofadas, mantas ou outros artigos decorativos não devem estar no berço: além do bebé não precisar pode ficar com a cara na almofada e sufocar.

3. Colchão
O colchão deve ser um colchão firme, de boa qualidade e com materiais naturais para permitir a circulação do ar. Quando mudar os lençóis vire o colchão e varie as posições para que não se adapte à forma do corpo.

4. Lençóis
Deve apenas existir um, o de baixo, ajustável e num tecido que permita a pele respirar livremente como bambu ou algodão biológico.

Mesmo durante a época mais fria não é recomendado o uso de edredons ou colchas em bebés até um ano de idade.

5. Agasalho
O saco-cama é a forma mais segura de garantir que o bebé permanece agasalhado toda a noite sem se destapar e sem o risco de colocar lençóis ou mantas a obstruir a respiração. Deve ser adaptado à temperatura do quarto pelo que terá que ter mais do que um para adaptar às diferentes estações do ano (consultar tabela abaixo).

Devem ser de materiais que contribuam para uma regulação da temperatura corporal e que permitam à pele respirar (como bambu, algodão biológico ou lã merino). Até o bebé aprender a rolar (entre os 3 e os 6 meses), o swaddle é uma opção muito confortável e que transmite segurança.

6. Temperatura
O ambiente do quarto deve ser devidamente arejado sem correntes de ar, sem estar demasiado quente ou frio e não deve conter odores artificiais como perfumes ou velas.

Caso tenha algum sistema de aquecimento no quarto do bebé evite que a porta esteja sempre fechada para que o ar renove e não seque. A temperatura ideal para o quarto de um bebé deve estar entre os 17,8º e os 23,3ºC.

O berço não deve estar demasiado próximo de lâmpadas, janelas, aquecedores ou a apanhar luz solar direta. Os cobertores eléctricos e as botijas de água quente também não são recomendados.

7. Chuchas
As chupetas não devem ter a fita ou cordão presos enquanto o bebé dorme para evitar o risco de estrangulamento.

Para dormir opte por uma chupeta de borracha natural que não magoe o bebé caso acidentalmente se deite em cima dela.

Opte por um formato que não obstrua o nariz e que seja de uma só peça, sem encaixes ou contornos propícios ao acúmulo de bactérias.

8. Locais de sono
Tente que o bebé durma sempre no seu berço ou alcofa e nunca em sofás, superfícies maleáveis, cadeiras ou em locais pouco seguros. Recomenda-se que não ponha o bebé a dormir na sua cama, pois sem querer pode asfixiá-lo devido ao cansaço.

9. Acompanhar o crescimento
Quando o colchão do berço está na posição mais baixa possível e o seu bebé de pé fica com o peito acima das grades convém mudá-lo para uma cama.

10. Cuidado
Evite posicionar o berço perto de mobiliário ou cortinados que o bebé possa usar para puxar, trepar ou levar à boca. Nos primeiros meses um berço junto à cama dos pais poderá facilitar bastante a amamentação durante a noite.

Não fume no ambiente do bebé, o tabaco é uma das principais causas de infeções respiratórias.

 

Fonte: pumpkin.pt

Registe-se
Gratuitamente

para visualizar todo
o conteúdo!

Registe-se já

Calculadora da ovulação

A sua Gravidez Passo a Passo.
dias
Gerar

Significado e Nomes

Encontre o significado e origem do nome do seu filho(a)

Subscrição Newsletter

Introduza o seu-email Formato inválido! Introduza a palavra-passe A tentar validar dados de acesso... Validação concluída! Aguarde... A carregar...