Mamãs e Bebés

Gravidez

naom 53c632e4863d8

Estudo: Bebés treinam mentalmente fala ainda antes de dizer palavras

Um estudo da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, revela que os bebés ainda incapazes de articular palavras já conseguem imitar mentalmente os sons que ouvem. Aos sete meses, lê-se na BBC, o cérebro da criança está já a construir as bases neuronais motoras que, meses depois, lhe permitirão falar.

PUB

A investigação, publicada na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, teve por base 57 bebés com sete, 11 e 12 meses que se submeteram a testes com um capacete high-tech – medidores não invasivos da capacidade cerebral – que registavam a resposta cerebral do bebé quando ouviam sílabas derivadas do espanhol e do inglês.

As crianças com sete meses reagiam de igual modo a ambas as línguas e apresentaram atividades cerebrais na área auditiva, na área de Broca e no cerebelo, comprovando que são capazes de reconhecer e imitar mentalmente aquilo que ouvem. Os bebés com 11 e 12 meses, por seu turno, tinham a capacidade auditiva mais ativa quando ouviam a língua materna e as áreas motoras mais atentas à estrangeira.

Para os cientistas, estas mudanças na atividade cerebral são prova de que os bebés com quase um ano são já capazes de distinguir a sua língua materna – aquela que ouviram mais vezes desde que nasceram – da estrangeira, mesmo estando na presença de vários idiomas.

O estudo norte-americano conclui ainda que é importante os pais falarem normalmente para os bebés de modo a que a aprendizagem ‘mental’ seja feita de forma correta. Além disso, os pais devem evitar colocá-los em frente à televisão e tentar prolongar as vogais das palavras – ‘Olááááá bebéééé’ – pois ajuda a ativar os motores cerebrais logo nos primeiros meses de vida.

Fonte: Notícias ao Minuto

 

Registe-se
Gratuitamente

para visualizar todo
o conteúdo!

Registe-se já

Subscrição Newsletter

A sua Gravidez Passo a Passo.
dias
Gerar

Significado e Nomes

Encontre o significado e origem do nome do seu filho(a)

Calculadora da ovulação

Introduza o seu-email Formato inválido! Introduza a palavra-passe A tentar validar dados de acesso... Validação concluída! Aguarde... A carregar...