Mamãs e Bebés

Perguntas

Já chegou a hora?

Como é que sabe que chegou a hora? Este é um grande ponto de interrogação que compreensivelmente invade a cabeça das futuras mamãs nas últimas semanas de gravidez. O modo como se inicia o trabalho de parto varia de mulher para mulher, mas de qualquer forma se der conta da libertação do rolhão mucoso (uma espessa camada de muco, parecido com uma geleia, que veda a entrada do útero durante a gravidez), se lhe rebentarem “as águas” (saco amniótico), ou sentir contracções uterinas regulares, é sinal que estará prestes a conhecer o filho que carrega dentro de si há mais de 8 meses.

Relativamente aos estágios do parto, o primeiro é o chamado o apagamento (encurtamento) e dilatação do colo do útero. Este começa primeiro pela fase latente, que decorre desde o início das contracções regulares até ao momento em que o colo está completamente apagado e com cerca de 3 centímetros de dilatação. Pode durar até 20 horas numa primeira gravidez e até 14 horas numa mulher que já teve, pelo menos, um parto. Segue-se depois a fase activa, em que o colo do útero se dilata a um ritmo maior, até a dilatação estar completa. Geralmente durante entre 7 a 8 horas no primeiro parto e 4 a 5 horas no segundo. A progressão da dilatação, na fase activa, pode ser influenciada por factores como a sedação ou analgesia (que a prolonga) e/ou a estimulação da contractilidade uterina (que a abrevia).
Segue-se o período expulsivo, que começa na dilatação completa e termina com a expulsão do feto. Normalmente dura até 45 a 60 minutos, quando se trata do primeiro parto e até 15 a 20 minutos quando já não é o primeiro.
Por último tem o estágio de quitadura, que decorre desde a expulsão fetal até à expulsão da placenta e das membranas fetais e dura cerca de 30 minutos.
Entretanto, se engordou entre 12 a 16 kg até agora, portou-se muito bem!
 

A sua Gravidez Passo a Passo.
dias
Gerar

Significado e Nomes

Encontre o significado e origem do nome do seu filho(a)

Calculadora da ovulação

Introduza o seu-email Formato inválido! Introduza a palavra-passe A tentar validar dados de acesso... Validação concluída! Aguarde... A carregar...